Ter um ambiente de trabalho harmonioso, conectado com os valores corporativos, prezando pelo bom convívio entre os colegas e liderança é o sonho de qualquer um. Mas nem sempre o estado emocional da empresa, conhecido como clima organizacional, é dos melhores.
Por isso, é fundamental a realização de ações estratégicas para promover um bom clima organizacional, capazes de estimular a satisfação dos colaboradores com a cultura corporativa, a boa liderança, o reconhecimento, o relacionamento interpessoal e diversos outros fatores no ambiente de trabalho.
A seguir, veja algumas ideias propostas por Daniane Bergamini, Diretora Financeira e Operações e Gente e Gestão da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, sobre comportamentos que conscientizam e beneficiam o clima organizacional nas empresas.
1. Promova a Integração dos Colaboradores
Dentro de uma empresa é fundamental que as pessoas estejam cientes de suas funções e gostem de fazê-las, mas nenhum trabalho vai ser eficiente se não houver uma sinergia entre todo o time. Assim, realizar campanhas de endomarketing entre as pessoas e os departamentos é fundamental para promover a integração nas empresas, garantindo maior efetividade dos projetos.
Para isso, a companhia pode investir em espaços compartilhados, como uma sala de descanso ou até de jogos, para que os colaboradores possam se reunir nos intervalos do trabalho. Aproveite também datas importantes ou comemorativas, como Dia da Mulher, Dia das Mães e Natal, para realizar eventos internos.
2. Celebre as Conquistas
Quando alguma meta é alcançada, ou quando a empresa conquista um grande cliente, por exemplo, não deixe esse momento passar em branco. Crie rituais de comemoração para essas situações, como bater um sino no departamento que atingiu a meta, um happy hour no final do expediente, ou um discurso especial do presidente no evento trimestral da empresa.
Como acontece na comemoração de um gol no futebol, esse momento de união é importante para extravasar a felicidade da conquista e lembrar do objetivo final alcançado, no qual todos tiveram uma contribuição.
3. Compartilhe Conhecimento
Um ambiente de trabalho reúne pessoas com diversas bagagens culturais e profissionais. “Compartilhe essas experiências através de workshops, essa é uma ótima forma de agregar valor no espaço de trabalho e enriquecer os conhecimentos da equipe”, ressalta Daniane.
4. Proporcione Recompensas Experimentais
Fugir da rotina é sempre uma boa opção para espairecer a mente. Oferecer um breakfast em intervalos estratégicos, realizar dinâmicas de integração, ter vale massagem ou até mesmo liberar os pets para visitarem o local de trabalho são ações promovidas pela Google, por exemplo, e que podem ser aplicadas em sua empresa.
5. Reconheça os Colaboradores
Diversos estudos demonstram que a prática de reconhecimento está atrelada diretamente com a retenção, o engajamento e a performance do colaborador o que, consequentemente, impactam positivamente nos resultados da empresa e até mesmo na satisfação do cliente. Além disso, divulgar constantemente o bom desempenho dos colaboradores, os sucessos individuais, ou de suas equipes, assim como as atitudes exemplares, que vão de acordo com a conduta que a empresa espera de seus funcionários, é uma forma de estimular uma competição saudável na empresa e de guiar seus comportamentos.
6. Tenha um Plano de Carreira
Um dos fatores que movem o indivíduo é a vontade que ele tem de desenvolver seu potencial para crescer profissionalmente. “Crie programas de desenvolvimento e crescimento ao funcionário. Inclua cursos de capacitação ou bolsas de estudo no pacote de benefícios da empresa”, reforça a diretora.
7. Incentive a leitura
Um “googler” contou que quando entrou na empresa foi autorizado a escolher três de uma seleção de livros como presente. Ter um acervo de títulos na sua empresa ou até mesmo presentear colaboradores com livros é uma excelente forma de incentivar seu colaborador a continuar aprendendo.
O ser humano é estimulado pelo ambiente que vive. Quando ele está em um ambiente organizacional feliz, que reconhece seus esforços, estimula o crescimento profissional e proporciona recompensas experimentais, ele tende a entregar seu trabalho com maior qualidade.
Sobre a Progic:
A Progic é líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a Progic potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa. A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. São mais de 580 empresas parceiras, sendo 210 de grande porte, alcançando mais de 650 mil pessoas em todo o país.