7 em cada 10 empreendedores consultam o Score PJ para conceder crédito ou vender a prazo para outras empresas, aponta pesquisa da Serasa Experian

Uma pesquisa inédita da Serasa Experian revela que 7 em cada 10 donos de negócios utilizam ou já utilizaram o Score PJ para embasar a tomada de decisões, principalmente sobre a concessão de crédito ou venda à prazo para outras empresas. Essa é a quarta onda do levantamento realizado pela companhia e, em comparação com a primeira, que aconteceu em fevereiro de 2021, foi identificado que a adesão dos empreendedores ao Score específico para Pessoas Jurídicas teve aumento de 13 pontos percentuais, passando de 55% para 68%.

O estudo indica que, além de cobrar dívidas não pagas por meio de soluções tradicionais, as empresas estão mais preocupadas em vender melhor, com base em informações mais completas sobre seu cliente na hora de conceder crédito ou vender à prazo. “Em momentos de instabilidade econômica como o que estamos vivendo, que afeta muitos consumidores e empresas, a consulta ao Score PJ antes da venda a prazo pode fazer a diferença, pois mesmo clientes confiáveis podem estar passando por dificuldades momentâneas, e o score pode refletir isso. Especialmente quando o valor da transação é maior e o risco do credor aumenta, a informação sobre o Score PJ cliente pode complementar a análise, pois mostra a probabilidade do cliente se tornar inadimplente em um horizonte de 6 meses, mesmo que ele não esteja na lista de empresas inadimplentes no momento da consulta”, destaca o vice-presidente da área de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

A pesquisa revelou ainda que, dentre aqueles que consultam o Score PJ, a função procurada por 54% dos empreendedores é a avaliação de risco. Em relação à primeira onda do levantamento, esse percentual cresceu dois pontos percentuais. “Evitar fraudes, mitigar casos de inadimplência e reduzir problemas de pagamento são ações primordiais para garantir a saúde financeira dos negócios. Por isso, a utilização desta ferramenta na análise da carteira de clientes precisa ser feita antes de estabelecer as condições de um contrato”, explica Genero.

Outra função da solução, que é utilizada por 49% dos donos de empresas, é a análise para concessão de crédito, desconto ou venda à prazo. Além disso, 34% dos empresários fazem uso da ferramenta para adquirir novos clientes. Confira no gráfico abaixo os dados completos:
 

Do total da amostra, para os entrevistados que consultam atualmente o Score PJ em suas transações comerciais (78%), a pesquisa identificou que essa pontuação sobre o cliente acaba sendo a mais relevante na hora da análise de concessão de crédito. Logo após estão os registros de Negativação, Histórico de Pagamento e Informações do Cadastro Positivo, seguidos pelos Dados Cadastrais, Comportamentais e de Balanço. Por último, como os indicadores menos mencionados, estão a Composição Societária e os Dados Internos da própria empresa que está fazendo a análise.  

“O empresário brasileiro precisa ter sempre em mãos um planejamento estratégico para continuar atuando mesmo em momentos de crise, ao mesmo tempo em que protege seu negócio dos riscos da inadimplência. Dessa forma, dentro do mercado de crédito, o Score PJ consegue entregar esses dois fatores, pois potencializa a análise de dados dos clientes e fornecedores, fazendo com que as transações sejam mais seguras e transparentes”, complementa o vice-presidente da área.

Por que utilizar o Score de pessoa jurídica?

A utilização do Score PJ no momento da venda à prazo, ou da concessão de crédito para a empresa cliente, é fundamental para que seja feita uma análise mais precisa baseada no CNPJ, que registra o perfil financeiro da empresa analisada. 

A conscientização de mais empreendedores com a importância do uso dessa ferramenta na hora da venda demonstra a prática de hábitos mais saudáveis para os negócios que têm outras em empresas como clientes, ou seja, que são B2B. “A avaliação individual do Score de pessoa jurídica possibilita uma gestão saudável da empresa e da relação entre fornecedores, parceiros e clientes”, finaliza Genero.

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Metodologia
Foram entrevistadas, em setembro de 2022, 575 empresas de todos os portes que guiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado com a Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito.
 

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