O acesso a exames de detecção precoce de câncer de mama na rede pública de saúde registrou teve aumento em Catanduva. Levantamento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aponta para um total de 3.195 mamografias, de janeiro a setembro deste ano, contra 3.066 procedimentos realizados em 2016.
Os números refletem a demanda que tem origem a partir da procura nas unidades de saúde do município. A rede pública de saúde garante a oferta gratuita de exame de mamografia. Por meio de encaminhamento médico, as consultas são previamente agendadas e podem ser direcionadas à realização no Postão da rua Pará, no Hospital Padre Albino ou no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
Os diagnósticos são encaminhados aos postinhos em que as mulheres são acompanhadas e, em caso de alteração no resultado, é feita busca ativa à paciente, além de orientação para as devidas providências.
A faixa etária dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde em estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.
Neste mês, os alertas sobre a importância dos cuidados à saúde da mulher ganham força devido à campanha de conscientização Outubro Rosa. Para chamar atenção das mulheres a estarem em dia com os exames preventivos, os postos de saúde da cidade estão com programação intensificada. Dentre as ações, o tema tem sido abordado em palestras.
Fonte: Assessoria/Prefeitura