A ponte que interliga os municípios de Catanduva e Novais pela estrada municipal Alberto Lahoz de Carvalho, sobre o Córrego dos Tenentes, está liberada para o tráfego. A obra, que teve início em 20 de junho de 2017, deve ser finalizada neste sábado, dia 6, com a instalação dos guardrails, uma proteção de aço nas laterais.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços, já em janeiro do ano passado, primeiro mês da atual gestão, foram tomadas todas as medidas necessárias para o andamento da obra. Nos primeiros seis meses, foram feitas a correção da sinalização existente no local da ponte, sondagem de solo, elaboração de projetos técnicos, assinatura de convênio com o Estado, execução da licitação e início das obras.
“Priorizamos essa obra e reunimos todos os nossos esforços para que ela fosse finalizada o mais rápido possível. Vidas foram perdidas e não podíamos deixar que isso continuasse a acontecer”, comenta o prefeito Afonso Macchione Neto.
Para a obra, foram investidos R$ 565,6 mil, verba advinda de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, cujo valor total é de R$ 2 milhões e contempla a execução de outros serviços viários – incluindo a ponte no bairro Santa Paula.
A ponte sobre o Córrego dos Tenentes cedeu em 14 de janeiro de 2016, após fortes chuvas na região. Ao longo de 2016, seis pessoas morreram vítimas de acidentes naquele local. Outros acidentes, sem vítimas, foram registrados.
Homenagem
O prefeito Afonso Macchione Neto formalizou homenagem ao contador e advogado Gregório Rodrigues Gil, com a lei nº 5.912/17, eternizando seu nome na denominação da nova ponte. “Nado mais oportuno do que oferecermos uma homenagem a um cidadão que, reconhecidamente, prestou relevantes serviços à comunidade”, frisa.
Gil foi cinco vezes vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito de 1977 a 1982, tendo assumido o cargo máximo do Executivo por 45 dias. Também presidiu a Associação dos Contabilistas, o Conselho Deliberativo do Clube de Tênis e a Loja Maçônica Restauradora n° 111, tendo sido, ainda, tesoureiro do Centro Espanhol.
Centro
Na área central de Catanduva, a reconstrução da ponte no cruzamento das avenidas Eng. José Nelson Machado e Daniel Soubhia deve ser concluída em fevereiro.
De acordo com responsáveis pela execução dos serviços, a fundação da ponte está pronta. A segunda fase, de execução das paredes laterais, instalação de vigas e pavimentação, depende, exclusivamente, de um longo período de estiagem.
Fonte: Assessoria/Prefeitura