Saúde faz busca ativa por moradores que precisam de vacina

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar a busca ativa por moradores que precisam tomar a vacina que previne a febre amarela. A medida segue recomendação da Secretaria Estadual da Saúde, depois de casos confirmados da doença na região metropolitana de São Paulo.

A intensificação visa ampliar ainda mais o número de imunizados na cidade, que tem aproximadamente 95% de cobertura para a vacina.

A Secretaria de Saúde vai treinar os agentes comunitários para que eles façam a devida verificação de cadernetas de vacinação, nas visitas casa a casa. O município continua realizando a dose completa de 0,5 ml da febre amarela, subcutânea, única na vida.

Não devem tomar a vacina as gestantes, nem as mulheres no período em que estiverem amamentando. Idosos podem ser vacinados e não precisam de prescrição, solicitada apenas a pacientes com doenças imunossupressoras ou que estejam debilitados por outra doença. Já crianças a partir de 9 meses devem tomar a vacina da febre amarela e esta dose será única na vida.

Quem ainda não tomou a vacina contra febre amarela deve procurar uma unidade de saúde para colocar a carteira de vacinação em dia. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Boletim

A intensificação da campanha foi definida na Sala de Arboviroses, na quarta-feira, dia 28. A reunião intersetorial é realizada uma vez por mês. Nos encontros, a equipe monitora a evolução de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti na cidade.

Conforme o levantamento, Catanduva teve 11 confirmações de dengue, do começo do ano até agora. No período, foram 73 notificações e 43 exames deram resultado negativo para a doença. Não houve registro de febre amarela, nem de chikungunya. Apenas um caso de zika vírus foi contabilizado.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas