Catanduva ganha reforço do ‘Motofog Fumacê’ contra o Aedes

Um equipamento que será produzido por uma empresa catanduvense reforçará o combate à dengue feito pela Prefeitura de Catanduva. Trata-se do “Motofog Fumacê”, fabricado pela Herbicat para ser acoplado em motocicletas e, desta forma, realizar a nebulização em locais onde veículos maiores não alcançam.

A utilização do sistema será possível a partir de um Termo de Cooperação Técnica e Científica que será assinado pelo prefeito Afonso Macchione Neto e representantes da Herbicat na próxima terça-feira, dia 20 de março, às 14h30, na seda da empresa parceira. Na ocasião, o novo produto será apresentado a autoridades e imprensa.

O acordo prevê que a Prefeitura receba o equipamento em comodato, sem qualquer custo, para ser instalado em um veículo da municipalidade, e passe a utilizá-lo em campo, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos entre técnicos da empresa e servidores municipais e, principalmente, gerando benefícios à população.

Os termos da cooperação foram definidos em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), de forma a estimular o surgimento de produtos inovadores e o crescimento das empresas locais.

A nebulização já é comumente feita pela equipe da EMCAa – Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde. A partir da nova parceria, esses agentes ainda serão capacitados por técnicos da Herbicat sobre técnicas de aplicação de produtos – efetivando a transmissão de conhecimento.

“Por ser uma motocicleta comum, torna-se possível o acesso a determinados condomínios e ferros-velhos, por exemplo, que são pontos estratégicos no combate à dengue, já que carros utilitários, normalmente utilizados para este fim, não conseguem entrar nesses espaços”, comenta o prefeito Afonso Macchione Neto.

Equipamento

O Motofog Sistema Integrado (MSI) consiste em um kit composto por um tanque com capacidade para 25 litros para armazenamento do produto formulado, uma bomba, módulo de microprocessador para controlar a vazão, além de condutores, bico injetor e revestimento cerâmico no interior do escapamento do veículo.

A aplicação espacial de inseticida pode ser feita pelo método a frio ou pelo “Fog”, a termonebulização, com a formação da fumaça densa que propaga minúsculas gotas do produto. É nesse segundo método que se encaixa o Motofog Fumacê.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas