O Pesque e Preserve promoverá neste sábado, dia 25, a 1ª Barqueada em prol da limpeza do Lago dos Ipês, área onde será realizada a segunda edição do evento, em setembro. Ao todo, seis equipes farão uma varredura, com barco e caiaques, às margens do rio São Domingos, para retirada de entulhos e resíduos jogados no local.
Na ocasião, também será realizada a soltura de 3.000 alevinos para restabelecer o equilíbrio do ecossistema. Com o repovoamento, é possível aliar desenvolvimento e conservação da natureza.
“Nosso objetivo é alcançar o desenvolvimento sustentável da pesca e a melhoria da qualidade de vida da comunidade e dos pescadores no rio São Domingos”, explica a fiscal ambiental e membro da comissão organizadora do evento, Karen Morandin.
As atividades integram as ações para a preservação do meio ambiente a partir de atitudes simples, mas que contribuem efetivamente com a natureza e os recursos naturais. A poluição ambiental é um problema cultural e a conscientização da população é fundamental para a manutenção dos rios e córregos.
As equipes que farão parte desta atividade são formadas por membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Superintendência de Água e Esgoto (SAEC), Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros Cidade Feitiço, Usina Tietê, Pesque e Pague Santa Luzia, além de um biólogo voluntário.
Competição
As inscrições para o 2º Pesque e Preserve continuam até 30 de agosto, ou até o limite de vagas de 130 participantes, e devem ser feitas no site da Prefeitura de Catanduva (www.catanduva.sp.gov.br). Na página, é possível preencher a ficha de cadastro e consultar o regulamento da competição. A confirmação será enviada por e-mail.
O evento será no dia 2 de setembro, a partir das 8 horas, no Lago dos Ipês. Haverá orientação sobre a pesca segura e ambientalmente correta, atividades escoteiras, atrações culturais e esportivas para as crianças, exposição de animais taxidermizados e de equipamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, dentre outros.
A realização do projeto é da Prefeitura de Catanduva e SAEC, com o apoio da equipe Doentes por Pesca e dos parceiros Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva (AFCRC), Água Mineral Palmares, Cocam – Cia de Café Solúvel e Derivados, Cofco International, Grupo de Escoteiros Cidade Feitiço, Tietê Agroindustrial, Pesque e Pague Santa Luzia, Medusa Consultoria Ambiental, Revista TOP e Programa Paulinho Bauab, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.
Fonte: Assessoria/Prefeitura