A Prefeitura de Catanduva, por meio da Coordenadoria de inclusão Social, busca por pessoas com deficiência auditiva, com objetivo de oferecer acompanhamento por uma intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais. O posto de atendimento especial fica localizado na sede da Coordenadoria Municipal de Inclusão Social.
Com objetivo de chamar atenção do público-alvo para esse tipo de serviço gratuito, a coordenadoria fez contato com cerca de 30 pessoas cadastradas.
“Existe demanda para esse tipo de atendimento e colocamos o serviço à disposição para atender a pessoa com deficiência auditiva em suas principais necessidades”, destacou a coordenadora Maria Rita Aguilar Araújo.
A central de Libras funciona como um “porta-voz” na comunicação entre a pessoa com deficiência e o contexto que ela queira se expressar.
Por meio de agendamentos, os casos são levantados individualmente, com possibilidade de acompanhamentos externos em situações como entrevistas de trabalho, acesso a departamentos da Prefeitura ou outros órgãos oficiais, solicitações de documentos, consultas médicas e reuniões escolares.
Mesmo com o aspecto de inclusão social em evidência, a procura pelo serviço de intérprete de libras ainda é tímida. Para a professora Nani Oliveira, essa condição tende a mudar. “Aos poucos, as pessoas que precisam desse acompanhamento sentem-se mais confiantes em buscar apoio e estão se aproximando. O resultado das experiências que vivenciamos tem sido muito satisfatório”, ressaltou.
O atendimento na Central de Libras é de terça-feira, de 14 a 15h30, e quinta-feira, das 8h30 às 10 horas, com flexibilidade de horários, dependendo da necessidade.
Serviço
Central de Libras
Coordenadoria de Inclusão Social
Rua 15 de Novembro, 1.600, Santa Rosa
(17) 3523-8259
Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva