A Prefeitura de Catanduva inseriu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na força-tarefa liderada pela Seja Digital para identificar famílias com perfil para receber o kit conversor gratuito para TV. A ação visa possibilitar que os moradores continuem assistindo televisão, mesmo em seus aparelhos antigos.
A proposta é que os agentes comunitários, dentro de sua rotina de trabalho, orientem as pessoas a retirar os conversores em tempo hábil. Para isso, 140 agentes foram mobilizados a contribuir com a atividade social. Eles representam cerca de 60% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família no município.
De acordo com a Seja Digital, em Catanduva e 42 municípios do entorno, o sinal analógico da TV aberta será desligado em 28 de novembro.
A campanha terá duração de 30 dias, a partir desta quarta-feira, dia 10. Os profissionais passaram por um treinamento no auditório da Prefeitura, na manhã desta terça-feira, dia 9. Eles receberam kits com conversor e antena.
“A ideia é que todos os agentes sejam digitalizados para que entendam e façam parte do processo, além de garantir que não lhes falte o sinal digital em suas casas”, ressaltou Maristela Trindade, consultora de mobilização social da Seja Digital.
Os agentes terão a missão de reforçar as informações principalmente às famílias atendidas dentro dos programas sociais do Governo Federal, por meio do CadÚnico. A distribuição dos itens é feita mediante agendamento por telefone no número 147 ou via internet pelo endereço http://www.sejadigital.com.br.
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. Na cidade, equipes fazem buscas casa a casa e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) por moradores que têm o direito de receber gratuitamente o kit conversor.
Fonte: Assessoria/Prefeitura