Catanduva permanece em estado de alerta para dengue

Catanduva registrou índice de 4,2% de infestação de larvas da dengue em imóveis vistoriados no mês de outubro. É o que aponta o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), da Secretaria Municipal de Saúde.

O percentual evidencia um aumento de infestação larvária frente à amostragem realizada em julho deste ano, quando o índice alcançou 2,1%, bem acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde, que estabelece 1%.

Este mês, durante verificação, os agentes de endemias percorreram 6.219 imóveis. Desse total, 2.987 casas estavam abertas para vistoria e 3.232 foram encontradas fechadas no momento da inspeção.

Conforme o levantamento, as regiões mais afetadas foram a área 5 (5,67%), que concentra bairros como Vila Engrácia, Flamingo e Imperial, área 1 (5,17%) na região do Glória III, Tarraf e São Francisco, depois área 4 (3,67%), onde estão localizados o Centro, Higienópolis e Del Rey.

Em seguida, aparece no levantamento a área 3 (3,64%), na altura dos bairros Cidade Jardim, Parque Iracema e Vila Soto e, por último, a área 2 (3,00%), que tem dentre os bairros Bom Pastor, Nosso Teto e Vila Amêndola.

Larvas em maior quantidade foram encontradas em garrafas retornáveis, baldes, bebedouro de animais, latas, frascos e plásticos utilizáveis. Materiais como bandeja de geladeira ou ar condicionado e depósitos para construção também estiveram entre os criadouros mais encontrados no levantamento.

Intensificação

A Secretaria de Saúde intensificará o trabalho de retirada de criadouros e orientação à população de forma direcionada, trabalhando a partir dos bairros que tiveram maior índice larvário. O setor mantém atividades de agendamento de visitas pelo telefone 3521-4087, além de plantões de combate aos sábados.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos munícipes que colaborem na abertura de suas residências para os agentes de endemias e redobrem o cuidado com a limpeza de terrenos. “Qualquer volume de água parada é suficiente para que o mosquito deposite seus ovos”, ressaltou o setor.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas