A cultura negra tem sido evidenciada, nos últimos dias, por meio de inúmeras atividades programadas na Mostra Ubuntu – A África em Nós. São expressões artísticas que proporcionam espaço para reflexões, valoração da vivência e cultura afro-brasileira, além de estímulo ao movimento negro em Catanduva.
Dando continuidade a esse trabalho, a população é convidada a participar nesta quarta-feira, dia 21, da oficina de maquiagem e pintura corporal africana, às 8 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Imperial. A atividade será ministrada por Iara Souza, integrante do Movimento Negro de Catanduva.
“Evidenciaremos a pintura facial e corporal, tradição e manifestação cultural africana, além de abordar cuidados com a pele”, relata a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.
Às 8h e às 14h, na Pinacoteca Municipal, tem continuidade o projeto ‘Histórias pra erê ver o ouvir’, com contação de lendas africanas e visita à exposição Preto e Branco. As contações e monitoramento das visitas são realizados pela Cia Pé de Prosa, e são abertos à comunidade.
Às 19h30, na Estação Cultura, a oficina de culinária ‘Paru Iná’, com a culinarista Rosa Ferreto, evidenciará as cores e sabores da gastronomia africana.
Mostra
“Ubuntu – A África em nós” propõe, por meio de expressões artísticas apresentadas em diversos formatos, impulsionar a reflexão, o debate e a conscientização sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. Todas as atividades são gratuitas.
Realização
A realização é da Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, Sesc, RB Produções Artísticas, Leandro Costa Fotografia e Movimento Negro de Catanduva.
Fonte: Assessoria/Prefeitura