O primeiro mês do ano terminou com sete casos positivos de dengue em Catanduva. O número faz parte do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. No período, foram 71 notificações da doença. Do total, 15 exames deram resultado negativo. Outros 49 casos em sendo investigados.
Dentre as doenças transmitidas pelo Aedes, um caso de zika foi notificado neste ano na cidade, mas o diagnóstico deu negativo. Além disso, janeiro teve quatro notificações de chikungunya. Em dois casos, a doença já foi descartada e os outros dois são tratados como suspeitos, aguardando resultados.
Para conter a proliferação do mosquito, o município tem intensificado as ações, com campanhas educativas e bloqueios diários. Uma das medidas tem sido o reforço nas visitas a imóveis que ficam nas áreas onde houve constatação de larvas, segundo o mais recente levantamento feito pela secretaria.
Diante disso, parte da equipe está focada na região do Flamingo e conta com apoio dos agentes comunitários de saúde. O trabalho de limpeza, com o mutirão de serviços da Prefeitura que também está concentrado nessa região da cidade, amplia o trabalho de eliminação de criadouros.
A EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) continua atendendo denúncias e reclamações pelo Disque-Dengue: 3521-4087.
Imagem: Divulgação/EMCAa