A Prefeitura de Catanduva intensificou suas ações com abordagem diária aos moradores em situação de rua. A frequência contínua de atividades é reforçada nesta época do ano, devido às baixas temperaturas, que reflete no aumento da demanda de atendimentos. Para chegar ao público-alvo, a Secretaria Municipal de Assistência Social faz busca ativa, verificação de denúncias e visitas.
Só em maio, foram mais de 60 abordagens sociais e 17 moradores que estavam nas ruas foram acolhidos. O trabalho de campo é liderado por equipe composta por psicólogo e assistente social. A abordagem abrange toda a cidade, com foco em pontos considerados estratégicos, como casas abandonadas e becos, que são alvos comuns para refúgio de moradores.
A iniciativa visa incluir o público-alvo na grade de atividades do Centro Pop, que é a unidade de referência especializada nesse tipo de atendimento, com ações direcionadas a convencer o cidadão, sem obrigá-lo, a aceitar os serviços sociais.
No local, os frequentadores podem tomar banho, lavar roupas e guardar seus pertences. Eles recebem kits de higiene e acessórios pessoais, como barbeador, escova e creme dental, pentes e absorvente. Também são servidas refeições na Casa de Passagem e encaminhamentos para outros serviços, se necessário.
O grupo também é estimulado a desenvolver habilidades em oficinas de convivência. As atividades são propostas para a reinserção dos participantes a vínculos afetivos e familiares, além de transformar momentos ociosos em qualidade de vida.
Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva