O Projeto Arvorear, desenvolvido pela Prefeitura de Catanduva, ganhou o reforço de parcerias e voluntários. Reunião realizada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, nesta semana, definiu o cronograma de atividades. A iniciativa teve início em 2009 e é referência na área de arborização urbana.
Desde a implantação, cerca de 50% dos plantios desenvolvidos na cidade foram feitos por meio dessa iniciativa, que também visa à disseminação da preocupação e do cuidado com o meio ambiente para as futuras gerações.
A reunião foi sediada no Centro de Educação Ambiental (CEA), com presença da chefe de Divisão de Proteção Ambiental, Karen Morandin, e da encarregada de educação ambiental, Roseli Aparecida Fregülia Alexandre. Interact Club e voluntários estiveram no encontro. A ideia é que mais instituições abracem a causa.
O bairro escolhido para a próxima etapa do Arvorear foi o São Francisco. As espécies de árvores foram definidas na ocasião, além do agendamento do treinamento dos voluntários, que ficou marcado para o dia 31 de julho.
O projeto de rua, com orientações de casa em casa será desenvolvido no dia 3 de agosto. O agendamento será realizado com os demais parceiros.
“De início, o Interact terá parceria de 17 adolescentes voluntários do projeto. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente será a responsável pelo treinamento e apoio durante as atividades de cadastramento das árvores e posterior plantio, sem custos aos munícipes que aderirem à iniciativa”, informa Karen.
A meta é que Catanduva chegue a 34 mil árvores plantadas, nos próximos quatro anos. Atualmente, são aproximadamente 24 mil. Nas visitas, os voluntários orientam a população sobre a importância do plantio e do cultivo das árvores.
Para quem desejar ter uma árvore em frente à sua residência, o cadastramento é feito na visita, ou também por agendamento com plantio feito por funcionários da Prefeitura. Os telefones de contato são 3524-1127 ou 3521-1671.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura