O alerta para a importância de exames visando detectar hepatites ganha força em Catanduva. A Secretaria Municipal de Saúde traçou um cronograma para chegar ao público-alvo, pessoas com mais de 40 anos e vulneráveis, com a oferta de testes rápidos.
A campanha marca a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho. Equipe do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) inicia o ciclo pela cadeia municipal nesta terça-feira, dia 23. Nos dias subsequentes, outros pontos serão montados nos terminais rodoviário e urbano, Supermercado Antunes, pista do aeroporto, Garden Shopping, fábrica de ventilador Ventidelta e fábrica de refrigerantes Devito.
Durante a ação, será ofertado teste rápido para diagnóstico de hepatite C, além de orientações sobre a prevenção à doença.
A hepatite viral é uma doença silenciosa, que demora a exibir sintomas, mas que inicia transmissão nos primeiros dias: estas são as características mais evidentes das ‘Hepatite Virais’, que entram em discussão na próxima semana.
“Muitas vezes os sintomas são tão vagos que podem ser confundidos. O paciente continua levando vida normal e nem percebe que tem hepatite. Por isso o teste é fundamental para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento”, ressalta Mila Portapilla, coordenadora do programa.
Fique de olho:
– Evite contato direto com sangue e não compartilhe materiais que podem conter resíduos de sangue, como seringas, agulhas, canudos para aspiração de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutícula.
– Utilize materiais descartáveis ou esterilizados para realização de piercing e tatuagem (neste procedimento a tinta deve ser de uso individual).
– Use regularmente e de forma correta preservativos masculinos ou femininos nas relações sexuais.
– Para prevenção da Hepatite B, há vacina nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), para todas as idades.
Fonte: Assessoria/Prefeitura