A instalação de parklets, espaços públicos de convivência à população, atraiu o interesse de empresários. O decreto autorizando a implantação, assinado pela prefeita Marta do Espírito Santo, foi publicado na semana passada e a Prefeitura já recebeu o primeiro pedido, que consta na edição da Imprensa Oficial do dia 6.
A empresa Jeta Distribuição e Logística fez requerimento para a instalação de um parklet na rua Cuiabá, próximo à esquina com a rua Maranhão. A Associação Comercial e Empresarial (ACE) foi a responsável por incentivar o projeto.
Se autorizado, o espaço será montado em frente à Faculdade de Tecnologia de Catanduva (Fatec) e servirá como área de integração, inclusive aos alunos do período noturno.
“Agora temos algumas etapas a seguir: a publicação do interesse pela instalação na Imprensa Oficial e a afixação de um informativo no local pretendido para avisar a vizinhança. Esses são procedimentos obrigatórios. Paralelamente, haverá a análise técnica das secretarias de Trânsito, Planejamento e Desenvolvimento. Se tudo der certo, em breve, a população de Catanduva poderá contar com seu primeiro parklet”, explica o secretário de Desenvolvimento, Fábio Rinaldi Manzano.
Segundo ele, dois bares da cidade também solicitaram informações sobre o tema à Prefeitura, com interesse em implantar a novidade.
O parklet traz como objetivo a ampliação do passeio público, com a instalação de bancos, floreiras, mesas, cadeiras ou até mesmo aparelhos de exercícios físicos, com a ideia de proporcionar atividades de recreação. O modelo seguido pelo decreto nº 7.691/19 tomou como referência projeto já existente na capital paulista.
Os empresários da cidade com interesse na proposta devem estar atentos a todas as solicitações que constam no decreto, como as instalações da plataforma que sustentará o mobiliário, por exemplo. A Prefeitura deverá analisar o projeto arquitetônico, autorizar e fiscalizar os parklets instalados no município.
Imagem: Divulgação
Fonte: Assessoria/Prefeitura