Profissionais da rede básica de saúde de Catanduva estão em fase de capacitação para realizar testes rápidos. A etapa reúne dentistas, farmacêuticos e enfermeiros e visa aprimorar conhecimentos para ampliar cada vez mais a oferta de exames de sífilis, HIV e hepatites A e B.
A ideia é que os profissionais estejam prontos a ofertar os exames desde a abordagem dos pacientes, com estímulos ao diagnóstico precoce das doenças.
A qualificação realizada por equipe do Programa Municipal IST/Aids teve primeira sequência na terça-feira, dia 5, e continuará na semana que vem.
Ao todo, 32 profissionais devem cumprir a carga de 24 horas de aulas teóricas. Posteriormente, haverá escala semanal para que os profissionais passem por estágio prático monitorado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Os testes rápidos são a principal estratégia para diagnóstico das doenças, por serem de fácil execução e não necessitarem de estrutura laboratorial. Os procedimentos são realizados gratuitamente nas unidades de saúde.
Os testes devem ser de fácil acesso a todas as pessoas, principalmente as mais vulneráveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura