O Presidente da Câmara Municipal de Catanduva esteve na Capital Paulista, nesta terça-feira, 28 de janeiro, em reunião com José Henrique Germann Ferreira, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo
Preocupado com a epidemia de dengue em Catanduva, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Luis Pereira, esteve na noite do último sábado, 25 de janeiro, por volta da meia noite, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para verificar ‘in loco’ a real situação da doença no município.
Ao chegar no local, o Chefe do Legislativo Catanduvense, deparou-se com a Unidade de Pronto Atendimento completamente lotada, com cerca de 40 (quarenta) pessoas apresentando os sintomas da dengue. Abismado com a gravidade da situação, o parlamentar entrou em contato com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, que aproveitou a reunião com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, para tratar sobre a dengue.
Na manhã de terça-feira, 28 de janeiro, o Presidente Dr. Luis Pereira, dirigiu-se à capital paulista, para tratar sobre o assunto supramencionado.
Durante o encontro, o parlamentar expôs a situação preocupante que Catanduva vem enfrentando e solicitou ajuda do Governo Estadual, para que o município consiga passar por mais esta epidemia sem deixar sequelas aos seus munícipes. Em resposta, os secretários afirmaram que a dengue está sendo um problema em todo Estado de São Paulo, mas que iriam estudar uma forma de ajudar Catanduva, pois o município, no passado, já havia enfrentado um forte epidemia semelhante.
Após a reunião, Dr. Luis Pereira, encontrou-se com Tânia Liana Toledo Yugar, Prefeita de Nova Granada. Durante a conversa, Tânia Yugar, que é médica, disse que já passou pelo problema de surto de dengue em seu município, afirmando-lhe que a melhor solução para tratar a dengue, é detectar rapidamente a doença, diagnosticando-a o mais breve possível.
Com a afirmação da médica e também prefeita que já vivenciou problema semelhante em seu município, Dr. Luis Pereira absorveu os ensinamentos da médica, e garantiu que ao chegar em Catanduva iria aconselhar o Prefeito Afonso, em realizar um convênio com os laboratórios da cidade, a fim de que, os munícipes possam receber o resultado do exame de maneira mais célere com o diagnóstico, apto para iniciar o tratamento.
“Em contato com a prefeita e médica Dra. Tânia Liana Toledo Yugar, aprendi muito sobre a dengue e como tratar nossos munícipes. A prefeita ressaltou que a melhor maneira de tratar nossos cidadãos é detectando a doença o mais rápido possível. Então, marcarei uma reunião com o Prefeito Afonso, e na oportunidade vou sugerir que faça parcerias com os laboratórios catanduvenses, e invista em mais médicos plantonistas e enfermeiros que estão terminando seus cursos e necessitam de horas de estágios, a fim de dar celeridade aos tratamentos. O Governo Municipal também teria que ter uma logística para colher o sangue e receber os resultados dos exames o mais rápido possível, até passar esse momento de crise.”, disse Pereira.
Dr. Luis Pereira, ainda ressaltou a importância de se ter um local para que sejam efetuados os atendimentos.
“O hospital Mahatma Gandhi já sinalizou que teria espaço disponível para efetuar os atendimentos, então seria mais uma boa estratégia pra combater essa terrível doença”.
Por fim, o Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Dr. Luis Pereira, finalizou que já agendou uma reunião com o prefeito Afonso Macchione Neto, essa semana, para apresentar suas propostas, que com certeza amenizarão e muito o problema da dengue em Catanduva.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva