A fibromialgia é um problema crônico que espalha dores pelo corpo inteiro e atinge entre 2 e 3% da população brasileira, estima-se que 4,8 milhões de pessoas têm a doença, mas apenas 2,5% desse total recebem tratamento adequado. Por se tratar de uma doença recém-descoberta, a comunidade médica ainda não conseguiu concluir quais são suas causas. Entretanto, já está pacificado que a doença atinge em sua maioria as mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos.
Neste contexto, o vereador Onofre Baraldi elaborou um Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal da Fibromialgia”, no Calendário Oficial de Catanduva.
“A iniciativa ao Projeto de Lei visa atender a demanda de parte da população municipal que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos seus pacientes”, informou o parlamentar.
Onofre Baraldi, ressalta ainda, sobre a importância da conscientização e divulgação de informações acerca da doença.
“Entendemos a importância de se falar mais sobre esta doença que acomete milhares de brasileiros, então dessa forma, se faz necessária a criação do Dia da Fibromialgia, no intuito de esclarecer a população quanto à doença, sintomas e tratamentos. Com a aprovação desta propositura, a data de 12 de maio de cada ano passará a ser um marco para a conscientização da luta contra a síndrome que acomete milhares de pessoas em todo o País, e em Catanduva, através dos órgãos competentes, deverá acontecer a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão para marcar a conscientização e divulgação de informações acerca da doença”.
O Projeto de Lei, deverá entrar em discussão e votação, durante o mês de fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva