O Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, elaborou um plano de contingência a fim de diminuir a espera dos usuários no Pronto Atendimento. A medida visa humanizar o atendimento aos pacientes que buscam a unidade hospitalar para cuidados médicos, principalmente aqueles com suspeita de dengue.
Para otimizar os serviços, foi criada – há quase duas semanas – uma ala exclusiva para o atendimento a pacientes com suspeita da doença causada pelo Aedes aegypti. De acordo com informações da Coordenação de Recepção, a média é de 76 pacientes atendidos por dia neste novo espaço.
De acordo com o infectologista e diretor técnico do HUSD, Arlindo Schiesari Júnior, a nova área conta com equipe multidisciplinar, composto por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares de laboratório. A adequação contribui para um atendimento padronizado e resultados mais ágeis.
“Os profissionais trabalham focados em um único diagnóstico, que é a investigação para a dengue. A coleta de exames também é prioridade, reduzindo o prazo do resultado de 1h30 para até 40 minutos”, explicou.
Schiesari ressalta que a unidade é exclusiva para o acompanhamento de pacientes com suspeita ou em tratamento da dengue, com pontos de hidratação. Casos mais graves são encaminhados ao Pronto Atendimento para que o paciente fique em observação.
Estrutura
Além de recepção, com capacidades de até 20 assentos e mais 12 cadeiras no corredor externo, a nova ala conta com três salas amplas de hidratação e um posto de enfermagem.
Orientação
A direção do hospital reforça que, mesmo com as medidas tomadas para agilizar e organizar o fluxo no atendimento, é comum haver alteração na rotina nos atendimentos devido à alta demanda. Portanto, o HUSD ressalta a importância do paciente procurar atendimento inicial nos consultórios antes de se dirigir até a unidade.
Créditos: Unimed Catanduva