Considerando a situação mundial em relação ao novo coronavírus, classificada como pandemia ao COVID-19, e a todas as medidas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil, o Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Dr. Luis Pereira, visando a necessidade de estabelecer as medidas de proteção, controle e contenção de riscos, a fim de evitar a disseminação da doença no âmbito municipal, resolveu suspender a entrada, visitação e circulação do público em geral nas dependências da Câmara de Catanduva, com exceção dos servidores, vereadores, assessores, fornecedores e prestadores de serviços para casos emergenciais.
O Chefe do Legislativo ainda adotou outras medidas para prevenção, como: Suspensão da entrada de quaisquer pessoas durante a realização de sessões ordinárias, extraordinárias, bem como a realização de sessões solenes, sessões especiais, audiências públicas e o uso da Sala de Reuniões, com exceção dos servidores que atuarão durante a realização das sessões legislativas e a imprensa; Facultar os servidores com 60 anos ou mais, bem como aos portadores de doenças crônicas e/ou preexistentes, no sentido de terem a opção de trabalhar em home office, visto que estão dentro do grupo de risco; Dispensar todos os servidores da identificação digital no cartão de ponto; Suspensão do empréstimo do plenário, sala de reuniões, bandeiras da Câmara e também do uso da Tribuna Popular por munícipe.
No documento ainda fica determinado que, os assessores parlamentares deverão durante as sessões ordinárias e extraordinárias, acompanharem os trabalhos de suas salas, por meios de divulgação (Facebook da Câmara, rádio ou página oficial da Câmara).
A portaria ainda estabelece que não haverá suspensão do serviço de protocolo de documentos, devendo os mesmos serem entregues a um servidor a ser designado pra tal objetivo.
Dr. Luis Pereira reforça a importância de respeitar as medidas adotadas a fim de conter a propagação do coronavírus.
“Todas as Nações vem sofrendo com os níveis alarmantes de propagação do novo coronavírus (COVID-19). Então neste momento, é de extrema importância obedecer e respeitar todas as regras estipuladas pela OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil. Acompanhamos nos jornais e nas redes televisivas que países como a Itália, Espanha e Irã estão sofrendo muito com este novo vírus, estão tendo muitas mortes, pois não acreditavam que poderia ser tão grave a doença e por isso não adotaram as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, estamos levando a sério, e pedindo a todos para que sigam as regras. Pedimos a Deus a proteção divina, para que proteja nosso país e nosso município, e que assim possamos passar por este momento difícil, sem muitas consequências. Espero que em breve possamos voltar ao antigo regime, e abrir novamente a porta do legislativo para atendermos nossos munícipes. Afirmo meu compromisso com a população catanduvense e estarei sempre à disposição. A todos aqueles que precisarem podem me procurar pelas redes sociais e telefones. Estarei a disposição”.
Vale ressaltar que as medidas supramencionadas serão adotadas inicialmente pelo prazo de 30 (trinta) dias, e conforme a necessidade, poderá ser prorrogada por igual período. A portaria já está valendo a partir desta sexta-feira, 20 de março.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Câmara Municipal de Catanduva