A missão inicial foi a de ensinar e mostrar o cuidado com o meio ambiente, mas o resultado foi além. O Centro de Educação Ambiental Prof. Paschoal Roberto Turatto, o CEA de Catanduva, é hoje a base para discussões saudáveis e práticas que têm como foco a sustentabilidade e a preocupação com a natureza.
Neste dia 14 de abril, aniversário de 10 anos do CEA, os motivos para comemorar são inúmeros. No período, o espaço do saber recebeu 33 mil visitantes em diversas atividades de conscientização voltadas para alunos e professores de Catanduva e também da região.
A unidade está instalada nas dependências do Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner e, neste ano, o tema escolhido para ser debatido com as crianças envolve os Resíduos Sólidos. O agendamento das visitas será retomado após o fim da quarentena.
A encarregada do setor, Roseli Aparecida Fregülia Alexandre, destaca que o CEA tem participação fundamental na transformação dos alunos de escolas municipais e também de projetos educacionais.
“Oferecemos palestras, interferências junto à população, oficinas, exposições, atividades de arborização urbana, biodiversidade e apresentamos exemplos ambientais que são vistos na nossa própria realidade, em Catanduva”, destaca.
De maneira paralela, o CEA também realiza visitas externas que incluem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), nascentes, Central de Gerenciamento de Resíduos e Cooperativa Recicla Catanduva.
A preocupação ambiental desse importante órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura não para e o CEA desenvolve, ao longo do ano, o projeto Arvorear, que buscar deixar Catanduva cada vez mais arborizada. O plantio é feito em frente às residências e a conscientização é de porta em porta, por meio de voluntários.
O telefone de contato do Centro de Educação Ambiental é (17) 3521-1671.
Imagem: Divulgação/ CEA
Fonte: Assessoria/Prefeitura