Para discutir o andamento do programa de empreendedorismo na rede estadual de educação, o deputado Itamar Borges presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa , reuniu-se nesta terça-feira, 04 de agosto, na Secretaria Estadual da Educação, com o secretário Rossieli Soares, acompanho do presidente do Sescon, Reinaldo Lima, e do consultor da Frepem, Silverio Crestana.
“Quando eu fui prefeito de Santa Fé implantamos o ensino de empreendedorismo na rede municipal e obtivemos ótimos resultados. Houve um grande aumento na motivação dos professores e alunos, além de maior envolvimento dos pais com a escola e o estudo dos filhos. Desde que elegi me deputado busco fazer com que prática seja difundida para todas as escolas estaduais”, destacou Itamar Borges, ao parabenizar o secretário por todo o trabalho que tem feito a frente da pasta, principalmente neste momento em que enfrentamos uma pandemia e incertezas de retomada do ensino presencial.
Na ocasião o deputado Itamar Borges, lembrou a Portaria do MEC nro 1432 de 2018, editada pelo Secretário Rossieli, quando ele era Ministro. Essa portaria estabeleceu os referenciais para a elaboração dos itinerários formativos conforme as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.
O Secretário afirmou que esse é o marco regulatório que define empreendedorismo como um eixo estruturante dos itinerários. E agora São Paulo sai na frente com a aprovação do novo Currículo do Ensino Médio, lançado nesta semana para ser implantado a partir de 2021.
O Secretário informou ainda que o Plano Estadual de Educação Empreendedora, criado pela lei 15. 693 de 2015 está sendo desenvolvido nas escolas e que vem sendo incorporado pela estrutura da Secretaria da Educação. Também ponderou que deseja a colaboração das entidades empresariais, universidades e especialistas da Frepem para fortalecer a implantação do Plano Estadual de educação empreendedora.
O plano contempla atividades para formação de professores, criação de novas metodologias, feiras de inovação e empreendedorismo para os 3,7 milhões de alunos, 250 mil professores em aproximadamente 5 mil escolas da rede estadual.
O encontro contou a com a presença também o diretor jurídico do Sescon, Marcos Kazuo, o assessor parlamentar da Secretaria de Educação, Patrick Tranjan; e o chefe de gabinete do deputado Itamar Borges, Carlos Zigart.
Fonte: Assessoria/Deputado