De acordo com a ABICOL (Associação Brasileira da Indústria de Colchões), o setor colchoeiro mundial passa por uma crise sem precedentes, na qual a demanda por colchões aumenta diante de uma gigantesca falta de insumos e matérias primas para a fabricação do produto. Na contramão do mercado, a Euro Colchões, uma das maiores redes de colchões do Brasil, tem como grande diferencial a fabricação dos próprios produtos. Enquanto outras empresas têm problemas com fornecedores, desde agosto a marca preparou as suas fábricas para a Black Friday e as vendas de fim de ano. Hoje, a rede atravessa o período turbulento com tranquilidade, e entrega seus produtos em até dez dias úteis.
“Em junho, quando tivemos a reabertura gradual, acreditamos que iria sobrar matéria prima, mas também fomos surpreendidos com a falta da mesma. Em agosto decidimos nos planejar, tanto para a Black Friday quanto também para as vendas de fim de ano. Levantamos números do ano passado e realizamos uma projeção para 2020. Foi o primeiro passo para virar o jogo” comenta Manoelito Souza, diretor industrial da Euro Colchões.
Para resolver a questão da falta de insumos e matéria prima, a Euro Colchões desenvolveu novos fornecedores – inclusive internacionais – e alugou um galpão para estoque dos colchões. Como resultado, a rede possui disponível para venda mais de 10 mil itens divididos em três marcas: a Euro Colchões, a sustentável Eco Mind e a parceira internacional, a centenária Kingsdown.
“No Brasil, a grande maioria das empresas do setor de colchões, ou são fabricantes ou revendedores. Nosso grande diferencial é que controlamos toda a cadeia, ou seja, realizamos tanto a fabricação de nossos produtos quanto também a venda. Devido a isso que temos um prazo de entrega considerado reduzido nos dias atuais. Caso fôssemos depender de um fornecedor para a produção nosso prazo de entrega seria cinco a dez vezes maior” finaliza Manoelito.
Criada em 2005, a Euro Colchões possui uma fábrica em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, e tem uma previsão de inaugurar uma segunda em Vargem Grande Paulista, em São Paulo. Com 15 anos de know how, a rede possui também modelos de franquias e tem foco de expansão em todo o estado de São Paulo. A previsão de faturamento anual de toda a rede é de R$ 170 milhões.
Fonte: Passo Avanti