Evento realizado através da Lei Aldir Blanc recebe propostas até 22 de fevereiro, contemplando a cultura negra e indígena, teatro, dança, música, cultura LGBTQIA+; economia criativa, artes plásticas, cultura popular, patrimônio cultural material e imaterial e literatura
Estão abertas as inscrições para o Asè Festival Cultural, evento que irá celebrar a arte, a cultura e a ancestralidade negra e a cultura indígena. Idealizado pelas artistas Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, de São José do Rio Preto (SP), o festival será realizado de forma online e com programação gratuita para todas as idades.
Podem se inscrever artistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, assim como grupos com integrantes com esse perfil. A ficha técnica dos projetos deverá contar com pelo menos 80% de pessoas pretas, pardas ou indígenas. Grupos e artistas de todo o país podem enviar propostas. Serão selecionadas 35 atividades artísticas e culturais. Pelo menos 80% das atrações selecionadas serão de residentes de São José do Rio Preto.
A programação contemplará a cultura negra e indígena; teatro; dança/movimento; música; cultura LGBTQIA+; economia criativa; artes plásticas; cultura popular/artesanato; patrimônio cultural material e imaterial e literatura. As inscrições estão abertas para as seguintes ações:
· Ka Oriki: série de 12 vídeos de poesia (exclusiva para mulheres);
· Kika Itan: quatro contações de histórias africanas e/ou indígenas;
· Ikosile: 12 apresentações artísticas (nas áreas de música popular afro-brasileira e/ou Indígena; dança/movimento; performance LGBTQIA+ e teatro);
· Pin’Mo: seis atividades formativas (nas áreas de ritmos africanos, brasileiros ou indígenas para atabaque e instrumentos dessas linguagens; culinária afro-brasileira ou indígena; comidas de santo/orixás; tradição dos cabelos afros e adornos de cabeça da cultura afro; dança e movimento africanos ou afro-brasileiros);
· Kikun Orisha: exposição de artes plásticas e bate-papo (serão selecionados três projetos).
O Asè Festival Cultural será realizado de 31 de março a 11 de abril, em formato virtual em razão da pandemia do novo coronavírus, com transmissão pelo YouTube (http://bit.ly/YouTubeAseFestival) e Instagram (@asefestivalcultural). Essa é a primeira edição do evento, que foi um dos contemplados pelo Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Prazo
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário online, através do link https://bit.ly/InscricoesAseFestival, disponibilizado no Instagram do festival, até às 23h59 do dia 22 de fevereiro. No link para o formulário, também constam o regulamento completo e as demais instruções para a inscrição.
Valores
Uma comissão formada por três artistas de São José do Rio Preto selecionará as propostas. Cada proposta selecionada receberá o valor de R$ 150,00 a até R$ 2.000,00, variando conforme a modalidade.
O resultado será divulgado no dia 1º de março, nas redes sociais do Asè Festival, e também informado por e-mail aos proponentes selecionados. No e-mail, também irá constar a lista com a documentação e/ou material complementar a ser enviado à comissão de organização do evento, tais como recibo de pagamento, autorização de imagem e termo de compromisso de realização do trabalho.
Convidados
A programação do Asè Festival contará com mais 16 atividades realizadas por meio de convite. Trata-se de uma série de vídeos intitulada “Orixás e Entidades, o Poder da Natureza”, composta pela fala e apresentação de 16 mestres de saberes do candomblé e umbanda, entre os quais, babalorixás, yalorixás, padrinhos/madrinhas de umbanda e ogãs convidados pela produção executiva do festival.
Conceito
O Asè Festival Cultural nasce com a finalidade de valorizar a cultura negra e a indígena e difundir conhecimento sobre a cultura religiosa de matriz africana, buscando promover o intercâmbio entre grupos, artistas e mestres das tradições africanas, pais e mães de santo. “Isso para além das particularidades culturais enraizadas na cultura negra e indígena, que são tratadas até hoje como ‘inferiores’, conceito construído historicamente a partir da visão de mundo branca e europeia, presente no modo de vida do povo brasileiro”, consideram as idealizadoras do festival, Beta Cunha e Jaqueline Cardoso.
“O conceito primordial do Asè Festival Cultural é provocar para que diferentes linguagens artísticas possam visitar, dentro do seu lugar de fala, a cultura negra de origem afro e a indígena e o intercâmbio entre artistas e fazedores de cultura e mestres desses saberes”, pontuam.
SERVIÇO:
Asè Festival Cultural
Inscrições: 8 a 22 de fevereiro de 2021
Público-alvo: artistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, assim como grupos com integrantes com esse perfil. A ficha técnica dos projetos deverá contar com pelo menos 80% de pessoas pretas, pardas ou indígenas
Formulário de inscrição e regulamento: https://bit.ly/InscricoesAseFestival
Fomento: Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto
Mais informações: e-mail [email protected] ou Whatsapp (17) 99773-5520
Asè Festival Cultural na internet: YouTube (http://bit.ly/YouTubeAseFestival) | Instagram (@asefestivalcultural)
Fonte: Assessoria de Imprensa/Graziela Delalibera