Prefeitura realiza Semana de Mobilização de Combate aos Criadouros do Mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde e Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa), realiza a Semana de Mobilização de Combate aos Criadouros do Mosquito Aedes aegypti, com ações de orientações, controle ao vetor, vistorias em imóveis e distribuição de panfletos. A semana tem início hoje (21) e vai até sexta-feira (25).

Ontem (21) estão sendo desenvolvidas ações de orientações para a população, sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e possíveis criadouros, com a colagem de cartazes informativos, faixas e distribuição de panfletos em Unidade de Saúde. Em paralelo a isso, os agentes comunitários e agentes de endemias do EMCAa realizam trabalho de controle ao vetor e vistorias em imóveis. “Estamos com o apoio de enfermeiras responsáveis das unidades de saúde”, comenta o coordenador do EMCAa Kenio Suliani da Costa.

Hoje (22), acontece a ação de orientação e distribuição de panfletos em sinaleiros da área central de Catanduva, prédios públicos e Terminal Urbano. Ação conta com o apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, STU e Guarda Civil Municipal (GCM).

Na quarta-feira (23), as ações se concentram em divulgação sobre os arrastões de eliminação de criadouros do vetor em residências e comércios, das Ruas XV de Novembro, 7 de Setembro, Curitiba, Pirajuí e Gravataí.

Na quinta-feira (24) acontecem as atividades de arrastão no entorno da Unidade de Saúde e nos comércios. Na sexta-feira (25) as ações de mobilização e arrastão de eliminação de criadouros serão no centro de Catanduva, no quadrilátero da Rua Manaus à Avenida São Domingos, da Rua Ceará à Rua Amazonas, com a participação de todos os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias da EMCAa retirando criadouros e tratando os criadouros fixos, orientando os proprietários e comerciários sobre não deixar água acumulada e tratamentos adequados em seus estabelecimentos e residências. “Estamos com número baixo de casos positivos esse ano em Catanduva, porém, não podemos deixar de cuidar de nossas residências, e principalmente, do comércio, que é local de grande concentração de pessoas. Se não existir água parada, não haverá o mosquito transmissor da dengue”, ressalta Kenio.

Treinamento
Na próxima semana, segunda-feira (28) e terça-feira (29) acontece o treinamento e reciclagem dos agentes da EMCAa, sobre o combate e eliminação do mosquito, novos vírus, combate e eliminação do mosquito Aedes aegypti.

Na quarta-feira (30) acontece o treinamento para enfermeiras das Unidades de Saúde e profissionais da área com o tema ‘Catanduva mobilizada no combate e controle do mosquito Aedes aegypti’.

Casos
Catanduva registrou 115 casos de dengue durante esse ano, sendo 14 no mês de janeiro, 24 em fevereiro, 22 em março, 27 em abril, 12 em maio, 10 em junho, 2 em julho, 2 em agosto, 0 em setembro e 2 em outubro.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas

Leave a Comment