A gravidez é um momento especial e único na vida de uma mulher. Junto com a experiência vem à tona um turbilhão de mudanças físicas e hormonais que podem assustar, embora façam parte do período, como exemplo as incômodas estrias.
Para evitar as indesejadas estrias durante a gestação é recomendado manter uma dieta equilibrada, o aumento adequado do peso que ocorre naturalmente, além da prática de atividade física especial para gestantes com orientação médica.
A fisioterapeuta e especialista em Laserterapia, Caroline Scoz, orienta que uma boa forma de prevenir as estrias é acompanhar regularmente o aumento de peso e investir no consumo dos alimentos saudáveis, como frutas, legumes, carne branca, cereais integrais, peixes, ovo e evitar ao máximo alimentos gordurosos, frituras e opções açucaradas.
“Alimentos ricos em vitamina E, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, são protetores das células do organismo, sendo a vitamina E um antioxidante com propriedades antienvelhecimento para a pele”, recomenda.
Confira dicas para ajudar no combate as estrias durante a gestação:
Aposte em hidratantes ricos em vitamina E
O portal dedicado à saúde da mãe e do bebê, Trocando Fraldas, sugere que a melhor forma de prevenir as estrias é por meio da hidratação, além da ingestão hídrica adequada a partir de dois litros ao dia. A fisioterapeuta indica o uso principalmente dos óleos ricos em vitamina E, pois fornecem hidratação profunda e aumentam a elasticidade da pele.
“Uma boa opção que pode ser usada é o Óleo Bio-Oil, que é rico em vitamina E e deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias como os mamas, glúteos, coxas, abdômen e seios”, explica.
Massagens locais ajudam na prevenção
Com intuito de suavizar e ajudar na elasticidade do tecido a fisioterapeuta também recomenda as massagens localizadas diariamente, pois ajudam na circulação sanguínea nas regiões mais afetadas pelas estrias. “Massageei principalmente a barriga, mamas e coxas. Reserve esse momento após o banho com a aplicação do óleo ou creme indicado pelo médico”, explica.
Roupas adequadas para a gestação
Não descarte o uso de roupas confortáveis e dê preferência aos tecidos de algodão. A especialista ressalta que é importante usar roupas que não dificultem a circulação sanguínea, como calças apertadas e jeans. Peças íntimas devem ser apropriadas e geralmente maiores do que costumava usar, para suportar as mamas e assim reduzir as chances do aparecimento de estrias.
Após a gravidez as estrias somem?
No período gestacional os hormônios afetam todo o equilíbrio proteíco da pele, fazendo com ela fique mais fina e fragilizada. Após a gestação, as estrias com o tempo podem adquirir uma coloração mais suave, semelhante a cor prata. O tempo para essa mudança geralmente é a partir dos seis meses após a gestação, podendo levar até um ano.
Existem variedades de tratamentos disponíveis para amenizar a aparência das estrias após a gravidez. Procure o seu médico dermatologista e veja qual a opção adequada para o seu caso. Fique atento com o uso de certas substâncias, como o ácido retnóico, pois não é seguro aplicar durante a amamentação.
Tratamentos com laser são bastante recomendados para suavizar as estrias após a gravidez. Existem técnicas que ajudam a restaurar a elasticidade da pele e amenizar a pigmentação das estrias, tornando-as semelhantes a cor natural do tecido.
Aproveite o momento!
Por questões estéticas muitas mães acabam se preocupando muito mais do que deveriam. A gestação é um período em que exige total equilíbrio da mãe, principalmente emocional.
Não se desgaste com situações que possam ocorrer esteticamente, mas esteja ciente de que hoje existem tecnologia e tratamentos eficientes para estrias e outros incômodos que a gravidez possa causar no corpo da mulher.
A fisioterapeuta reforça que a alimentação e os hábitos saudáveis são os maiores aliados na prevenção dos incômodos estéticos causados na gravidez. Invista principalmente na ingestão dos alimentos certos:
“Fontes em vitamina C, como as frutas cítricas, são opções ricas em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate ás estrias”, acrescenta.
Participação da Fisioterapeuta, Carolina Scoz, especialista em Laserterapia, Mestrado em Física e membro da Sociedade Americana de Laser.
Fonte: Assessoria de imprensa