O Decreto Legislativo que possibilitou a honraria é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Gleison Begalli e reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade pelo catanduvense Comandante Robinson.
Em 1983, aos 16 anos de idade, Robinson ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, concluindo três anos de curso, carimbando seu passaporte para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, no Rio de Janeiro. Em Catanduva estudou no Ginásio Dom Lafayette e na Escola Barão do Rio Branco.
Após pedir “baixa” do Exército, Robinson retornou a Catanduva, ingressando como investigador na Polícia Civil, trabalhando em Paraíso, na Delegacia de Investigações Gerais e também no distrito do Capão Redondo. Neste período cursou duas faculdades ao mesmo tempo: História e Administração de Empresas.
Aprovado em concurso com apenas duas vagas no Brasil, o Comandante Robinson retornou às Forças Armadas ingressando na Marinha Brasileira, tornando-se oficial graduado do Corpo de Fuzileiros Navais.
Devido sua competência e vasto conhecimento bélico assumiu a chefia do Departamento de Meios Aeronavais por 8 anos, servindo com cinco vice-almirantes. Durante esse período, o comandante Robinson recebeu 10 premiações de diferentes unidades militares, tornando-se um dos oficiais mais condecorados do país.
Literatura: –
Robinson Farinazzo Casal é autor do livro “As Leis de Sucesso dos Pilotos de Guerra”, obra com 348 páginas legalmente registrada na Biblioteca Nacional. O livro enfatiza valores morais, eficiência e prontidão para ajudar nossos semelhantes e servir a Pátria da melhor forma possível.
Aviação: –
Brevetado como piloto, o catanduvense foi sempre bem-sucedido em todas as missões que lhe foram designadas pelo Alto Comando. Carrega na bagagem mais de uma centena de cursos, tendo conhecimento prático em utilização de todo o tipo de armamentos, metralhadoras, helicópteros, lutas e táticas modernas de guerrilha.
A experiência militar de Robinson o gabaritou como um dos profissionais mais preparados da América Latina, ministrando palestras e cursos por inúmeras cidades.
Após uma carreira brilhante nas Forças Armadas, tendo conquistado uma verdadeira legião de amigos e admiradores, o comandante Robinson optou pela reserva da Marinha na alta patente de Capitão de Fragata (equivalente a Coronel no Exército).
O Comandante Robinson criou e administra o canal “Arte da Guerra”, com cerca de 300 mil seguidores no Youtube e milhões de visualizações, estando entre os catanduvenses que mais divulgaram, positivamente, o nome de Catanduva não só ao Brasil, como a tantos outros países.