A propositura, assinada pelos vereadores Gleison Begalli, Ivânia Soldati e Gordo do Restaurante, estabelece regras para a prática das modalidades esportivas em parques, praças e logradouros públicos de Catanduva.
É proposto no projeto que o Poder Executivo conte com a participação de entidades representativas desses esportes e de associações, envolvendo ações de promoção, diagnóstico, monitoramento, fiscalização e controle ambiental.
De acordo com a propositura, a prática destas modalidades será permitida na cidade desde que não provoquem embaraços no trânsito e de pessoas, não causem danos ao meio ambiente e não causem riscos à vida.
Também é destacado que o praticante deve observar a necessidade do uso obrigatório de equipamentos de segurança próprios das referidas categorias esportivas, homologados e aprovados pelos órgãos de controle e entidades competentes.
Os parlamentares explicam na Exposição de Motivos do projeto que as atividades esportivas elencadas apresentam aos praticantes benefícios físicos e mentais, destacando o equilíbrio, a concentração corporal, a velocidade de reação e a coordenação motora.
“A relação do esporte com o espaço público é ponto a ser relevado, visto que essas três modalidades são preferencialmente praticadas em praças públicas. O uso do ambiente coletivo para a promoção da saúde e socialização da comunidade local valoriza o meio social e fortalece as relações interpessoais”, afirmam os vereadores na Exposição de Motivos do Projeto de Lei.
A propositura será lida em Sessão Ordinária seguindo os ritos do Legislativo e colocada em votação, após analisada pelas comissões da Câmara.
Conheça as modalidades: –
O “Slackline” é uma modalidade de equilíbrio que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos. Equilibrando-se em cima da fita, o praticante anda, faz manobras e saltos inusitados. É, também, conhecido como corda bamba.
O “Parkour” é uma modalidade em que o indivíduo se desloca o mais rápido possível de um ponto a outro usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. A meta é usar o corpo como equipamento. O “Parkour” (percurso em francês) é repleto de saltos e pulos em áreas urbanas ou rurais.
O “Street Workout” é uma modalidade onde o praticante usa o peso do próprio corpo para executar exercícios em barras fixas, paralelas, no solo e até mesmo se apoiando em companheiros de treino. A prática exige força, coordenação, explosão e equilíbrio e pode ser praticada ao ar livre, na rua ou em praças e locais públicos que ofereçam os equipamentos, ou até mesmo dentro de casa. Com criatividade, os atletas conseguem transformar itens do cotidiano em aparelhos para o treinamento.