Os pátios da Prefeitura de Catanduva serviram, durante a administração anterior, como cemitério de “sucatas”: veículos abandonados e sem manutenção, móveis empilhados e sem o mínimo de cuidado ou correto descarte. Boa parte da frota pode ser encontrada parada nos pátios de Serviços da rua Paraíba e da rua Ceará, e na Secretaria de Meio Ambiente, junto ao Recinto de Exposições João Zancaner.
A partir de agora, o cuidado será dar a destinação correta a cada um dos objetos e verificar, dentre os veículos, aqueles que ainda podem ser reaproveitados a partir de manutenção e conserto.
Nas baias do Recinto de Exposições, estão geladeiras, mesas e cadeiras, placas, televisores, lixeiras, janelas e portas quebradas, brinquedos quebrados, bancos, contêineres e até pneus descartados indevidamente. Também no recinto, mas no pátio, vários carros parados e sofrendo a degradação conforme o tempo e o relento.
Arquivos de pedidos de podas, autos de infração, dentre outros – datados de 2005 a 2011 – estavam jogados e sem o mínimo de proteção, muitos já deteriorados.
“Estamos fazendo um levantamento dos objetos e quantidade para, em seguida, verificar a quem pertence o patrimônio, de maneira que possamos dar a destinação correta. Em alguns casos, os objetos serão disponibilizados em leilão. Porém, todo este processo será demorado. Além disso, nossos esforços estão concentrados em limpar a cidade”, explica o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Braga.
No caso dos veículos, de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços, estão sendo recuperados aqueles cujo conserto pode ser feito por meio de recursos e mão de obra próprios. Já os carros que dependem de aquisição de peças ou mão de obra específica precisarão aguardar disponibilidade de recursos.
Fonte: Assessoria/Prefeitura de Catanduva