O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) apresentou, nesta terça-feira, 14, o Projeto de Lei nº 1106/23, que inclui a robótica entre os esportes de competição e de relevância educacional.
Com os avanços tecnológicos, os robôs e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Integrados aos lares e locais de trabalho, são capazes de realizar as tarefas mais complexas do dia a dia. Nesse sentido, o aprendizado da tecnologia vem se tornando fundamental para acompanhar todas essas mudanças e auxiliar o aluno a construir o próprio conhecimento. Diversos países, como os Estados Unidos, Japão e Inglaterra, incluíram a robótica na grade curricular, despertando os alunos para o campo científico e tecnológico.
Além de proporcionar uma maior interação entre educadores e estudantes, a robótica educacional estimula a criatividade e desenvolve o raciocínio lógico. Por outro lado, o reconhecimento da robótica como esporte ajuda no aprendizado das disciplinas da área de exatas, além de desafiar a imaginação e incentivar o trabalho em equipe.
Segundo Motta, o projeto acompanha a evolução mundial e destaca a relevância da robótica no currículo escolar e como modalidade de esporte de competição. “Os benefícios para o desenvolvimento das crianças e jovens são inúmeros. De forma lúdica, promove a concentração, a sociabilidade e melhora o desempenho escolar”, afirma.