Perante o termo “Rasgo”, que intitula a exposição de Loreni Schenkel, que pode ser vista no Centro Cultural Santo Amaro, em São Paulo, SP, de 29 de abril a 28 de maio de 2023, surgem, inicialmente, duas leituras. Uma delas indica “rasgão, arranhadura”, como aquela que uma roseira causa nos dedos. De certa maneira, as imagens da artista têm essa capacidade de abrir feridas internas.
Um “rasgo”, porém, também é um “traço de pena ou pincel”, ou seja, uma forma de lidar com um determinado suporte. Nesse aspecto, os trabalhos expostos trazem a digital da criadora visual. São interpretações expressivas de um mundo interior que ganha materialidade.
Tela aramada, papier-marchè, mistura gomada, terra de cupinzeiro, pigmentos minerais naturais, cabelo humano, alumínio, terracota e madeira são pontos de partida da cristalização de um pensar e de um fazer que se alimenta de um processo interno de sucessivas transformações de sentimentos em formas.
Corpos humanos e inumanos surgem de maneiras diversas, sugerindo erotismo e explosão visceral no sentido de uma perseguição do ato criativo tanto na imagem de um cupinzeiro quanto em rasgos a abrir feridas que, por meio da arte, oferecem a possibilidade de simbólica cicatrização.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.
SERVIÇO
Exposição RASGO
Data: 29 de abril a 28 de maio de 2023
Local: Centro Cultural Santo Amaro
Endereço: Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Abertura: 29 de abril de 2023
Curadoria: Oscar D’Ambrosio