Agentes Comunitários reforçam fiscalização contra dengue

Os Agentes Comunitários de Saúde estão reforçando o trabalho da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) na vistoria aos imóveis em Catanduva. Eles estão envolvidos em ação de enfrentamento proposta pelo Governo do Estado, com a realização de mutirões de limpeza e visitas casa a casa todos os sábados.

Para melhorar a produção de rotina e obter mais agilidade na oferta de informações aos munícipes, o grupo passou por capacitação técnica na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Prefeitura.

Os trabalhadores foram orientados sobre como proceder no contato com moradores e com relação ao conteúdo que deve ser transmitido à população como forma de alerta aos riscos que o Aedes pode provocar – além da dengue, o mosquito também transmite o vírus da zika, a chicungunya e a febre amarela.

Os agentes também têm autonomia para fazer a busca ativa casa a casa, para localizar pessoas que ainda precisam se vacinar contra a febre amarela.

A Secretaria de Saúde pede empenho dos trabalhadores nessa etapa. “É um levantamento minucioso que cada agente tem de fazer e temos de atuar de forma eficiente”, destacou o secretário Ronaldo Gonçalves Júnior, que abriu a reunião. Atualmente, 78 profissionais integram a equipe estratégica da Saúde da Família.

O prefeito Afonso Macchione Neto esteve no local e reforçou o apelo aos agentes comunitários da importância da dedicação. Ele frisou que a proliferação do mosquito tem sido a grande preocupação dos últimos tempos e que a conscientização das pessoas pode ajudar a mudar hábitos.

“Precisamos reverter esses dados alarmantes. Pra isso, é preciso empenho e colaboração de todos. Ainda há muita falta de informação e o agente que está nas casas tem papel fundamental, desde uma orientação até salvar vidas, por meio da educação”, comentou e completou. “Temos que melhorar nossa cidade. Somos donos de Catanduva. Podemos transformar o município.”

Riscos

Os dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de janeiro colocam Catanduva em risco de surto de dengue. O resultado divulgado pela Secretaria de Saúde, por meio da EMCAa, aponta para o índice de 5,2% de infestação, bem acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde, que é de apenas 1%.

Fonte: COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment