Transformar a relação humana com os Oceanos é imprescindível para a existência deles e da vida no planeta. Por isso, em 2017, a ONU proclamou que a Década do Oceano fosse implementada de 2021 a 2030. O objetivo é atuar a favor da saúde oceânica dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável.
Este projeto tem como propósito aproximar as pessoas da discussão e do entendimento da importância dos Oceanos no equilíbrio da Terra, pois ele exerce uma grande influência no clima e nas condições meteorológicas. Ele proporciona que o planeta seja habitável e sustenta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
A pesquisa dos artistas visuais aqui reunidos busca suscitar questões referentes à biologia dos mares, ao seu meio ambiente e a diversas questões simbólicas e culturais, já que eles são amados, temidos e venerados, sendo fontes de lendas e mistérios que envolvem os primeiros habitantes de nosso mundo.
As obras realizadas e os cadernos de artistas que as acompanham, propõem pensar mudanças de paradigmas a maneira como a Humanidade se relaciona com os oceanos. A exposição, portanto, foi pensada como uma viagem psicológica, que vai desde a superfície até a exploração do mais insondado das profundezas, vinculadas às lendas e aos mistérios do mar
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.