A arte é um caminho pleno de possibilidades. Muito mais do que a busca de uma resposta é um aprofundamento de perguntas. Nesse sentido, as criações visuais de Elton Marangoni são portais que se abrem para quem as observa atentamente, pois oferecem entradas para diversas reflexões.
A partir de desenhos analógicos, levados para o digital e depois transformados em imagens em telas com tonalidades de tinta que o próprio artista vai desenvolvendo, surgem trabalhos que geram um pensar dos matizes e das matrizes que um processo criativo pode ter para chegar a um resultado diferenciado.
A linguagem do artista costuma lidar com geometrizações, com predominância de tonalidades de azul e ocre. Certas desproporções, como mãos ou pés grandes, são incorporados ao trabalho com naturalidade. Cria-se assim uma fantasiosa realização imaginativa que aponta para seres que tem o real como referência, mas não o imitam.
A força visual está na maneira como articula as imagens. Suas composições exploram o espaço pictórico com uma somatória de experimentações que constituem uma busca permanente de aprimoramento para encontrar as soluções que considera mais adequadas para o que se propõe. Dessa maneira, ele constrói as veredas do seu ver o mundo.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.