Exposições em Embu das Artes homenageiam a Década do Oceano

As exposições visuais Ocê Ano e Oceanos, que homenageiam a Década dos Oceanos (2021 – 2030) serão inauguradas em Embu das Artes dia 5 de agosto. O conjunto apresenta pinturas, gravuras, objetos, fotografias, cerâmicas e instalações que têm como preocupação reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criar melhores condições para concretizar o seu desenvolvimento sustentável.

Ocê Ano, do Grupo Matilha, é integrada por 20 artistas e três críticos de arte. Sob curadoria de Oscar D’Ambrosio, foi apresentada em Socorro, SP, e tem itinerância confirmada para São Paulo, SP, Catanduva, SP, em 2023, além de ter sido selecionado pelo Edital PROAC (Projeto de Ação Cultural) nº 13/2023, de Circulação de Artes Visuais, para os municípios de Bragança Paulista, SP, e Penápolis-SP, a ser realizada em 2024.. Em Embu das Artes, o projeto conta ainda com a participação de trabalhos de alunos de cinco escolas de São Paulo, SP, sob coordenação da artista visual e professora Debora Amaral, que integra o grupo.

A exposição Oceanos conta com 21 artistas e tem curadoria de Adriana Scartaris e Oscar D’Ambrosio. Foi montada inicialmente m Ubatuba, SP, e após passar pelo Embu das Artes, seguirá para São Paulo, SP. Os trabalhos apresentados foram aprovados por um edital de seleção, com comissão integrada pelos curadores da mostra e pela curadora portuguesa Clara Afonso. O processo incluiu ainda um processo de mentoria antes e após a exposição.

Os dois projetos buscam aproximar as pessoas da discussão e do entendimento da importância dos oceanos no equilíbrio da Terra, pois eles exercem uma grande influência no clima e nas condições meteorológicas. Proporcionam ainda que o planeta seja habitável, além de sustentar diversidade de vida e de ecossistemas.

As imagens suscitam questões referentes à biologia dos oceanos, ao seu meio ambiente e a diversas questões simbólicas e culturais. Enfocam a imensidão da água, amada, temida e venerada, sendo fonte de lendas e mistérios que envolvem o que está submerso, seja nos mares ou dentro de nós.

Transformar a relação humana com os Oceanos é assim imprescindível para a existência deles e da vida. Por isso, em 2017, a ONU proclamou que a Década do Oceano fosse implementada com o objetivo de gerar ações a favor da saúde oceânica dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável.

Cada trabalho apresentado, nesse contexto é uma espécie de grito pelo bem comum desse patrimônio da Humanidade muitas vezes negligenciado. Seja por uma abordagem mais emocional, racional ou surpreendente, existe sempre a proposta de gerar inquietações e reflexões permanentes sobre quais são os oceanos que estão fora e dentro de nós.

SERVIÇO

Exposições Ocê Ano e Oceanos
Centro Cultural Mestre Assis
Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes, SP
Abertura: dia 5 de agosto, às 14h30, com apresentação de Quinteto de Metais e palestra Oceanando Mundos de Oscar D’Ambrosio
Período da Exposição: 5 de agosto a 9 de setembro
Horários: terça a sexta feira das 9 às 21h; e sábado, domingo e feriados das 9 às 18h
Informações: (11) 4781-4462

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador

Publicações relacionadas

Leave a Comment