A Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio, do curso de Nutrição do Imes Catanduva, publicou recentemente artigo na revista científica “Hígia Ciência” (2017, v. 3, n. 1), com o título “Qualidade Microbiológica de Alcatra, Coxão Mole, Filé Mignon, Lagarto e Patinho In Natura Comercializados na Região de Itápolis-SP”. A pesquisa teve como autores Doralice Ap. da Costa, ex-aluna do curso de Nutrição, Mairto Roberis Geromel, técnico de laboratório, e Maria Luiza Silva Fazio, orientadora.
“Vários pratos elaborados com carne crua são considerados risco para a saúde do consumidor, como carpaccio, quibe cru, beef tartare ou hackepeter. Todas as amostras estavam em desacordo com o padrão federal vigente, podendo ser classificadas como “produtos em condições sanitárias insatisfatórias” e, por conseguinte, “produtos impróprios para o consumo humano”.
Evidenciou-se a necessidade de os manipuladores serem submetidos a treinamentos periódicos que abordem as Boas Práticas de Fabricação, possibilitando a obtenção de alimentos seguros, ou seja, que não coloquem em risco a saúde do consumidor”, comentou a professora Maria Luiza.
Fonte: Assessoria/Imes Catanduva