A Secretaria Municipal de Cultura deu andamento à regulamentação do Museu Municipal e da Pinacoteca de Catanduva. Para que isto ocorra, é obrigatória a criação de um inventário para ambos – o que ainda inexiste na cidade. De acordo com a diretora de Cultura, Cristiane Anovazzi, o pouco que se encontrou de um esboço de inventário do Museu está irregular e fora das determinações do sistema.
Por este motivo, parte da equipe de Cultura participou, nesta semana, de uma capacitação no Museu Histórico Dom João VI e Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto. Seis servidores, entre produtores e assistentes culturais, estiveram no treinamento com a representante regional do Sistema Estadual de Museus (Sisem), Thaís de Freitas, e com o servidor Mateus Borges.
O curso envolveu teoria e prática. Os servidores tiveram, inclusive, a possibilidade de treinar, inventariando peças do local. “O treinamento abordou técnicas e materiais necessários para o inventário. Além disso, nos forneceram material didático, modelos de fichas e de arquivamento de inventários”, conta Cristiane.
O curso foi viabilizado gratuitamente por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Catanduva e o Sisem. “A capacitação é essencial ao desenvolvimento dos inventários dos nossos acervos, os quais têm necessidade urgente de serem atualizados e regularizados em conformidade com as técnicas e regras instituídas pelo Sistema Estadual de Museus”, concluiu a diretoria de Cultura local.
Fonte: Assessoria/Prefeitura