A 99Pay, carteira digital da 99, tem o desafio de conscientizar e educar os usuários de soluções financeiras. Infelizmente, é comum que perfis falsos nas redes sociais, criados por hackers, entrem em contato com usuários com o objetivo de roubar dados, golpe conhecido como phishing. O Brasil foi o país que mais registrou tentativas de phishing por meio do WhatsApp, de acordo com levantamento de 2022 da Kaspersky.
Para aplicar esse tipo de golpe, os fraudadores usam as redes sociais e, com perfis falsos, se passam por empresas ou pessoas. Essa é uma forma de ganhar a confiança das vítimas e estabelecer a primeira comunicação.
Para auxiliar os usuários na missão de fugir dos golpistas, Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, separou algumas dicas:
- Desconfie e bloqueie perfis de marcas que começam a te seguir e enviar mensagens no modo privado. As empresas dificilmente fazem comunicação dessa forma;
- Utilize apenas canais oficiais e verificados para o relacionamento com as empresas;
- Nunca compartilhe senhas e dados pessoais com desconhecidos ou perfis suspeitos, especialmente códigos de verificação enviados por SMS;
- Não acredite nas promessas de cupons ou promoções com alto retorno financeiro;
Aprenda mais com a Campanha “Defesa Digital”
Com a missão de conscientizar e educar os usuários de soluções financeiras, a 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil, em parceria com o judoca Flávio Canto, lançou uma série de conteúdos educacionais com foco em “Defesa Digital”. O vídeo-teaser da ação estreou recentemente nas redes sociais da 99Pay e do ex-lutador. A primeira aula traz as dicas de como identificar e bloquear perfis falsos. Para conferir, basta acessar o link.
As demais aulas abordarão alguns dos golpes mais comuns de engenharia social – técnica usada por criminosos virtuais para induzir pessoas a compartilhar dados sensíveis – e, claro, as principais formas de se defender.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta milhões de pessoas a serviços de mobilidade,
Fonte: Máquina Cohn & Wolfe