Unir a natureza e o bem-estar é um grande diferencial para quem procura as tendências de viver bem nas grandes cidades. Atento às tendências internacionais, Fortaleza receberá em breve um novo empreendimento com fachada viva da cidade com o Flora, projeto da construtora Mota Machado em parceria com a C.Rolim Engenharia que tem o propósito de refletir a importância de viver próximo à natureza mesmo morando em locais de grandes movimentos.
Utilizando elementos que remetem à natureza, o empreendimento leva o paisagismo sensorial, que possui entre as principais características o uso de itens que exploram os cinco sentidos sensoriais. No paisagismo, encontra-se ainda o uso das espécies nativas que vão desde as áreas comuns como a piscina, até a utilização de arbustos altos, paredes verdes, arvoretas, árvores e palmeiras que enaltecem o ambiente ao redor de todo o empreendimento.
“O Flora está localizado em um terreno que está debruçado sobre o Parque do Cocó, que é um dos maiores parques urbanos brasileiro e o maior do gênero no Norte e Nordeste. Temos a vantagem de estar bem próximo de toda essa vegetação que é espetacular. O próprio nome do projeto busca homenagear a flora brasileira, uma das mais ricas do universo. Portanto, pensamos em explorar tudo o que existe de mais atual com aplicações de plantas e vegetação nas áreas internas e nas paredes externas do prédio, uma abordagem que não apenas embeleza o edifício, mas também oferece uma série de vantagens ambientais, como a melhoria da qualidade do ar, o aumento da biodiversidade urbana e a regulação térmica do ambiente interno”, explica o paisagista Benedito Abbud, responsável por assinar o projeto paisagístico do Flora.
“Dentro do projeto, trazemos elementos naturais para o ambiente construído, promovendo bem-estar, qualidade de vida e conexão com o meio ambiente. Essa aplicação poderá ser encontrada desde os espaços de lazer como academia, que possui uma visão 360º para a natureza da cidade, como nas áreas de lounges, lazer e bem-estar, convidando os moradores a se desconectarem de telas e grandes informações, concentrando-se no presente”, conclui Abbud.
Além da utilização da biofilia, o Flora possui um diferencial visual caracterizado pela criação de uma obra de arte criada pelo artista plástico José Guedes, representando a natureza na fachada do prédio. “Para o empreendimento, desenvolvemos um painel que absorve a paisagem e o projeto arquitetônico, gerando um relevante diálogo com ambos. A arquitetura reflete a natureza, criando uma espécie de rima poética, com uma instigante e inusitada harmonia”, explica Guedes.