O Programa Clorofila de Educação Ambiental, mantido há mais de 30 anos pela Sobloco Construtora em Bertioga, no Litoral Norte paulista, está celebrando, de 5 a 11 de maio, intensa programação alusiva à Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem. A iniciativa abrange as escolas parceiras do projeto, nas quais são exibidos vídeos, realizados workshops e oficinas para os alunos e proferidas palestras, dentre outras ações.
“A compostagem é o processo de decomposição do que entendemos como lixo, mas que é o alimento de muitos seres vivos que o transformam em adubo nutritivo para a própria terra, de onde veio esse mesmo material”, salienta Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, afirmando: “Trata-se de um dos melhores exemplos de sustentabilidade e ciclo de vida que podemos ilustrar para os alunos”.
Uma das atividades mais emblemáticas da programação refere-se a práticas pedagógicas que envolvam a compostagem de modo direto, como a coleta de resíduos da cozinha e deposição na composteira da escola. Nesta, os alunos também podem depositar resíduos trazidos de suas casas, para constatarem a importância do processo para a sustentabilidade ambiental. As ações de cada escola serão divulgadas no portal do Projeto Composta Santos, no qual estarão também as iniciativas de vários municípios da região.
Idealizada pela Research & Education Foundation desde 1995, a Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem promove eventos em todo o mundo, visando à conscientização sobre esse processo e seus benefícios. A entidade foi constituída em 9 de junho de 1992, na Virgínia (EUA). É uma organização sem fins lucrativos, filiada ao Conselho de Compostagem dos Estados Unidos (USCC), mas com autonomia financeira e administrativa.