Clorofila promoverá ações com escolas de Bertioga na Semana do Meio Ambiente

O Programa Clorofila de Educação Ambiental, criado e mantido há 33 anos em Bertioga, no Litoral Norte paulista, pela Sobloco Construtora, promoverá diversas ações especiais alusivas à Semana do Meio Ambiente. A Programação será realizada de 5 a 10 de junho, incluindo atividades como o “Chefinho saudável”, com oficinas de culinária sustentável, plantio de árvore em pomar, parada ecológica, com distribuição de bombas de sementes, canto para o rio, feiras de trocas, palestras, oficinas, replantio de árvores e visitas lúdicas às estações de tratamento de água e esgotos da Riviera de São Lourenço, que mantém serviços autônomos de saneamento básico.
‏‎
O Clorofila atendeu, em três décadas, mais de 25 mil alunos de escolas das redes estadual, municipal e particular. Em sua trajetória, criou ampla rede para formação e integração com professores, educadores ambientais e diretores, destinada à conscientização ecológica e desenvolvimento de uma cultura de preservação da natureza nas crianças e jovens. O programa realiza-se em 25 escolas de Bertioga. Oferece amplo leque de atividades, que inclui a implantação e o manejo de hortas, paisagismo nos espaços das instituições, oficinas de culinária sustentável, cursos para jovens e formação de comissões de alunos para implantação de projetos de sustentabilidade nos estabelecimentos de ensino. Também instituiu o Prêmio Atitude Ambiental, de periodicidade anual.

Os aliados mais importantes do Clorofila são os professores, que assumem a responsabilidade de atuar como agentes disseminadores dos conceitos de sustentabilidade, para ampliar o conhecimento ecológico dentro dos muros das escolas e para além deles. Por isso, o programa confere especial atenção aos profissionais da educação, com a realização de cursos, encontros e oficinas especialmente dirigidos a eles.

Os números do Clorofila são significativos. Já realizou 32 concursos com temas ambientais, os quais receberam a inscrição de mais de 487 projetos; 78 feiras escolares de Meio Ambiente; a formação de 77 Comissões de Meio Ambiente compostas por alunos do Ensino Médio para a implantação de projetos dentro da escola, com 730 jovens envolvidos diretamente; a realização de 37 cursos para formação de professores, com 1.713 profissionais; 74 cursos para formação de alunos, envolvendo 2.049 estudantes; 38 cursos para pais de alunos e comunidade, atendendo 1.621 participantes; o plantio e manutenção de 25 hortas nas dependências das escolas; 15 eventos para gestores da educação, reunindo 512 participantes; 13 caravanas da primavera, com 862 pessoas; e 34 paradas ecológicas, envolvendo mais de 12 mil participantes.

O programa também tem participação ativa como membro do Coletivo Educador de Bertioga, desde sua criação em 2015. Durante a pandemia, promoveu duas ecogincanas, com a participação de 27 classes escolares e 434 alunos, e uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos. Produziu e distribuiu, ainda, rico material pedagógico e participa de diversos eventos externos ligados à educação ambiental e projetos de fomento do empreendedorismo juvenil.

Publicações relacionadas

Leave a Comment