Respeito à diversidade, referências a obras literárias e celebração da ancestralidade afro-indígena são alguns dos temas levantados pelos espetáculos destinados a todos os públicos que estarão presentes na programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto). Com sessões marcadas para 15h e 19h no Centro Cultural Sesi, os espetáculos são gratuitos, com retirada online antecipada, ou presencial, no dia e local da apresentação, com 30 minutos de antecedência.
Entre as cinco peças da categoria, três são premiadas: Frankinh@ – Uma história em pedacinhos, do Projeto Gompa, de Porto Alegre (RS), com o Prêmio Sesc de Artes Cênicas; Azul, da Cia Artesanal de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ) que conquistou recentemente o Prêmio APTR de Teatro na categoria Infantil e Itan e tal, do Grupo Baquetá, de Curitiba/PR, que possui diversas premiações no XVII Festival de Teatro da Amazônia. São elas: melhor espetáculo para as infâncias, melhor atriz, melhor direção, melhor iluminação e melhor trilha sonora. Em 2023, recebeu também o prêmio de melhor iluminação no 40º Troféu Gralha Azul, além de indicação para melhor direção, melhor espetáculo para crianças, melhor atriz, melhor ator e melhor maquiagem/caracterização.
Destacando-se como um dos espetáculos mais aguardados, Azul é dedicado a crianças e famílias atípicas e neurodivergentes. A narrativa trata da relação entre dois irmãos, sendo um deles uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para além da narrativa, o espetáculo foi desenvolvido com a preocupação de garantir maior acessibilidade às pessoas atípicas: a luz não tem mudanças bruscas, o som é reproduzido num volume mais baixo e a história tem um tempo narrativo, que, além de propor uma ação mais centrada nas personagens, permite que todos acompanhem a história com serenidade.
Tendo como ponto de partida e inspiração as personagens e situações de Frankenstein, o espetáculo Frankinh@ – Uma história em pedacinhos, aborda temas como infância, crescimento, perda, isolamento, bullying, amizade, criatividade e aceitação. Também inspirado na literatura, desta vez a nacional, a rio-pretense Cia Bardos de Teatro reinventa a infância de Machado de Assis, criando relações com sua própria obra, e assim promove o encontro do escritor com um de seus grandes personagens, o Dr. Simão Bacamarte, na peça Memórias de Machadinho.
Celebrando a ancestralidade, o premiado espetáculo Itan e tal, do Grupo Baquetá, aborda as nossas origens afro-indígenas e propõe reflexões acerca da diversidade. Já o musical Bertoldo – Estudo Nº 1, da manauara Buia Teatro Company, propõe de maneira lúdica a iniciação à obra de Bertolt Brecht, com a história de tubarão que queria ser gente, levando o público de todas as idades a mergulhar nas profundezas de uma narrativa que traz à tona a manipulação e a ética nas relações interpessoais.
Mais informações e materiais: https://www.fitriopreto.com.br/
Serviço:
Os ingressos dos espetáculos para todos os públicos são gratuitos, mas tem quantidade limitada conforme a capacidade de espaço e acomodação no teatro do Centro Cultural Sesi.
Retirada online limitada a 4 ingressos por CPF, disponível a partir das 12h na véspera da apresentação, no site fitriopreto.com.br, e retirada presencial limitada a 1 ingresso por CPF, no dia e local da apresentação com 30 minutos de antecedência, caso haja disponibilidade.