O presidente em exercício do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Francesconi Júnior, participou na manhã desta quinta (05), da inauguração da indústria Lightwall em Rio Claro. À tarde, ele visitou a Escola Senai “Manoel José Ferreira”, conhecendo diversas áreas da instituição, como o Laboratório de Implantes Médicos.
Durante a inauguração da nova fábrica, ele também representou a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), entidade da qual é 1⁰ diretor-secretário. O fundador da Lightwall, Marcos Araújo, e Belmir Menegatti, CEO do Grupo MNGT e sócio da Lightwall, foram os anfitriões do evento de inauguração.
De acordo com eles, a empresa tem a meta de ser a mais inovadora da construção civil do Brasil, fabricando painéis pré-moldados leves, que reduzem o custo e o prazo das obras. Com suas duas nova plantas, em Rio Claro e em Pernambuco, a capacidade produtiva da indústria deverá aumentar dez vezes.
O evento também contou com a presença do vice-governador Felicio Ramuth; de Leandro Andrade, representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; de Jonianderson Menezes, representando o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; do deputado federal Augusto Coutinho; do presidente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Mário William Esper; do prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, e do empresário Roberto Justus.
Sustentabilidade e moradia
Francesconi avalia ser importante a chegada da fábrica a Rio Claro, em especial, devido ao aspecto da inovação. Ele lembra que este modelo de fabricação permite a prática de melhores preços, o que vai ao encontro da demanda de construção popular no Brasil.
“É uma inovação para o conceito de construir. Uma casa poderá ser construída em menos de três dias.
Além disso, é uma produção limpa, não tem desperdício, não utiliza água. Para você poder construir a casa, haverá um processo completamente diferente ao convencional e, principalmente, num país que tem uma demanda muito grande por casa”, disse Francesconi.
O presidente em exercício do Ciesp também destacou o fato desse tipo de projeto poder contemplar outros nichos, como hotéis e fábricas ou ainda ajudar a solucionar, de forma rápida, crises como as que aconteceram durante a pandemia de covid e durante as enchentes do Rio Grande do Sul, seja com hospitais de campanha ou com modelos de casas transportáveis, respectivamente.
“É realmente muito, inovador e acho que é o futuro”, afirmou Francesconi.
Logística e emprego
O gerente da Diretoria Regional do Ciesp de Rio Claro, João Zaine, explicou que o projeto para a vinda da fábrica já têm algum tempo e que Rio Claro será uma cidade estratégica para está planta.
De acordo com ele, a cidade terá em breve um Centro Logístico e a região, um Terminal Intermodal, com estação de acesso à ferrovia, proximidade com a hidrovia Tietê-Paraná, a disponibilidade do Aeroporto de Viracopos (Campinas) e do futuro aeroporto de Rio Claro. Ele destaca que a nova fábrica está localizada na Zona Sul da cidade, na saída para Piracicaba, área que tem atraído a maior parte dos investimentos na cidade, com a duplicação de rodovias próximas. Ele também frisou o histórico empresarial de Belmir, que já investe na região há anos, passando com sucesso por ramos como os de cestas básicas e de armazéns logísticos.
“A vinda desta fábrica já era esperada há alguns anos. O Belmir é um empresário de muito sucesso e que está fazendo grandes investimentos em Rio Claro, trazendo muitos parceiros, o que é muito importante”, disse Zaine.
À tarde, Francesconi foi recebido pela equipe do Senai em Rio Claro e pôde conhecer áreas de extremo impacto para a sociedade, como o Laboratório de Implantes Médicos. Um projeto de ampliação da escola foi discutido durante a visita.