O cenário econômico dos últimos anos tem provocado mudanças significativas nos hábitos de consumo dos brasileiros, especialmente no que diz respeito à compra de alimentos. O atacarejo, modelo que oferece preços mais baixos na compra por volume, antes conhecido apenas por grandes fornecedores, agora faz parte também do cotidiano de quase toda a população.
Segundo pesquisa da NielsenIQ, o setor registrou um aumento de 9% no número de lojas em 2023. O banco BTG Pactual, em relatório recente, também apontou que a penetração do modelo entre os consumidores no país subiu de 62% em 2019 para 73% em 2023.
Combinando características de atacado e varejo, o atacarejo vem crescendo e atraindo cada vez mais novos adeptos, com preços que podem chegar a 10% a menos do que os praticados por super e hipermercados, como resultado de uma operação mais robusta e geralmente nacional.
Hoje, a diferença física entre as lojas é quase imperceptível, já que, para atender à crescente demanda, os atacarejos têm investido em lojas iluminadas e espaçosas, e ampliado o mix de produtos, com seções de padaria, açougue e empório de frios.
Outra virada de chave tem sido a escolha estratégica dos locais para a implantação das novas lojas. “Se anteriormente essas operações se estabeleciam em regiões mais afastadas dos centros, agora elas começam a ocupar pontos mais bem localizados, em áreas de maior densidade urbana, para oferecer maior facilidade de acesso e comodidade aos clientes”, afirma Wesley Totti, Diretor Regional de São Paulo do Assaí, uma das maiores empresas de atacarejo do Brasil.
Reforçando os dados nacionais, nos próximos meses, o Assaí planeja inaugurar duas novas lojas em São José do Rio Preto: uma na Avenida Anísio Haddad e outra na Philadelpho Gouveia Neto, duas vias importantes e bem localizadas na cidade.
“Esse crescimento evidencia a capacidade do setor de se adaptar e prosperar constantemente, oferecendo alternativas acessíveis e eficazes para um público cada vez mais exigente. Hoje, o atacarejo é a escolha preferencial para os brasileiros que buscam otimizar o rendimento do seu dinheiro. Inclusive, segundo a pesquisa da Nielsen, o Assaí está presente em um a cada quatro lares brasileiros e, em breve, São José do Rio Preto contará com uma experiência de compras superior, no atacado e no varejo, com foco em bom atendimento, variedade de produtos e serviços com preços mais baixos”, finaliza Totti.
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica