Brasileiros optam por intercâmbio que podem estudar e trabalhar ao mesmo tempo: precisam trabalhar para custear a vida fora

A BELTA, única Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil, e com mais de 30 anos de existência promove há 9 anos uma pesquisa anual em que traz dados importantes sobre o comportamento do brasileiro quanto a compra de intercâmbio (principais destinos, quanto financeiramente o mercado de intercâmbio agrega para o Brasil, principais objetivos, entre outros). Este ano, a pesquisa revelou que as agências de intercâmbio comercializaram um volume robusto de intercâmbio que se pode trabalhar e estudar. A modalidade de estudo e trabalho temporário passou do 5° (quinto) lugar para o 2°(segundo) lugar.

 

As 5 (cinco) modalidades de intercâmbio mais comercializada pelos agentes de viagens/ agências de intercâmbio em 2023 , segundo a pesquisa da BELTA, foram: Curso de idioma (1° lugar), Curso de idioma com trabalho temporário (2° lugar), Curso de férias verão/inverno para jovens (3° lugar), Ensino Médio (High School- 4° lugar), e Curso profissional, certificado e diploma (5° lugar).
“A pesquisa mostrou uma tendência à realidade econômica no Brasil. Os jovens/adultos querem fazer um intercâmbio, conseguiram juntar uma boa parte do dinheiro necessário, mas precisam repor uma parte do capital investido no intercâmbio. E é aí que a modalidade de combinar o trabalho com o estudo pode ser interessante. Além, claro, da experiência adquirida com um trabalho no exterior”, explica Alexandre Argenta, presidente da BELTA.
O grande desafio de trabalhar e estudar em outro país é conseguir manter a saúde mental bem. Afinal é um país diferente com costumes, língua e sistema de trabalho compatíveis com a realidade cultural do local. Ou seja, não é só se comunicar em outro idioma é se adaptar muitas vezes ao comportamento do dia a dia laboral. É neste momento que o apoio de uma agência especializada de intercâmbio faz diferença. A BELTA certifica com o Selo Belta apenas agências de intercâmbio idôneas. Que cumpram com requisitos financeiros e também que deem treinamento e apoio para os seus agentes. Um agente de intercâmbio especializado conseguirá direcionar o intercambista neste apoio a adaptabilidade do local.
Alexandre Argenta, presidente da BELTA e que já embarcou mais de 553 mil estudantes nos seus 32 anos de experiência revela 3 dicas para manter a saúde mental trabalhando e estudando em outro país:

 

1.É possível manter o psicólogo online em outro país

Muitos brasileiros fazem terapia (cerca de 10 milhões de pessoas, de acordo com uma pesquisa promovida pelo Instituto Cactus em 2023). Se é o seu caso, aconselho conversar com o psicólogo(a) sobre o fuso horário que você estará e acertar um horário bom para ambos semanalmente. Manter a terapia será importante durante o intercâmbio e você continua pagando em real, e não na moeda do país onde você estará.

 

2.Converse com o seu agente de intercâmbio

 

O agente de intercâmbio poderá direcionar universidades e/ou grupos de apoio no local que você está fazendo intercâmbio. Há muitos grupos de suporte aos intercambistas e pessoas em geral.

 

3. Se exercite

 

O exercício físico é ótimo para diminuir a ansiedade e estando em um país novo, a ansiedade é algo presente até para dormir. Quando falo de exercício não é algo complexo, que despenda muitas horas, ou que você tenha que gastar na moeda do país destino. Embarque com o seu melhor tênis e corra pela cidade, caminhe para conhecer o destino, e até mesmo passeie com os cachorros do bairro (essa última atividade ainda pode te render um extra financeiro). Além do exercício ajudar na ansiedade, uma pesquisa na Universidade de Harvard mostrou que há uma relação bidirecional entre vontade de viver (ter projetos na vida) e exercício físico.Ou seja, se exercitar te fará lembrar o porquê você está fazendo o intercâmbio e te dará foco na realização do trabalho e estudo.
 

Veja mais dicas de como se preparar para o seu intercâmbio, aqui!

 

Sobre a Belta

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 60 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Publicações relacionadas

Leave a Comment