Essity lança manual de amamentação e destaca mitos e verdades sobre o tema

A Essity, líder global em higiene e saúde, lança um manual digital de amamentação para novas mães como parte de seu objetivo de quebrar barreiras pelo bem-estar das pessoas. O material foi produzido com o objetivo de incentivar à amamentação e promover informações acerca da importância do aleitamento materno. A iniciativa da companhia é a de oferecer produtos, soluções e informações pertinentes para que mães e pais vivenciem a fase da amamentação com dados especializados e de forma livre de preconceitos.

 

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, publicado em 2021 pelo Ministério da Saúde, a prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses no Brasil é de 45,8%. O número, considerado baixo, representa um avanço em relação a décadas anteriores – em 1986, por exemplo, a taxa foi de apenas 3%. A meta estabelecida pela OMS é que, até 2025, ao menos 50% das crianças sejam amamentadas exclusivamente no primeiro semestre de vida. O governo brasileiro tem a expectativa de chegar a 70% até 2030.

 

“Para a Essity, disponibilizar conteúdo especializado educativo é fundamental e acolhedor, por isso, com nossas marcas Pequeñin e Libresse, estamos unidos nessa iniciativa para quebrar tabus e fornecer informações gratuitas às pessoas que estão vivenciando o puerpério com a chegada tão esperada de um recém-nascido”, diz Priscila Ramos, gerente de marketing de Libresse.

 

Dentre as vantagens desse tipo de aleitamento estão a prevenção de infecções respiratórias, diarreias e alergias; redução, em até 13%, da mortalidade infantil por causas evitáveis; redução das chances da mãe desenvolver câncer de mama e de ovário; redução com gastos no sistema de saúde; além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê.

 

O manual de amamentação para novas mães da Essity, oferecido por Pequeñín, foi desenvolvido com a consultoria da enfermeira Claudia Liliana Vallejo, especialista em lactação, e apresenta conselhos para as mulheres que estão próximas de vivenciar o parto, dicas de saúde e cuidados nas primeiras semanas do recém-nascido, esclarecimentos de dúvidas sobre a amamentação e os benefícios do leite materno, assim como a desmitificação de estigmas presentes neste tema.

 

“Pequeñín, marca de toalhas umedecidos especializada em cuidados com a pele de bebês, com mais de 40 anos de experiência em alguns países da América Latina, possui todo o conhecimento necessário para disponibilizar produtos de excelente qualidade para o público infantil”, conclui Carla Girólamo, Gerente da Marketing de TENA e de Pequeñin.

 

A Essity oferece no Brasil os lenços umedecidos Pequeñín Aloe Vera, com tecido macio que limpa eficazmente enquanto refrescam a pele do bebê, e Pequeñín Amêndoas, que proporciona conforto e cuidado na higienização. Os produtos se destacam por sua alta resistência e poder de hidratação, assim como pela qualidade reconhecida pelos consumidores.

 

VAZAMENTOS E FLUXO MENSTRUAL

O medo do vazamento do leite nas roupas é um fator que pode ocasionar ansiedade e, em alguns casos, torna-se um motivo para que as mães não continuem a amamentar. O indicado é a utilização do Protetor Diário de Amamentação Superabsorvente da marca Libresse, da Essity, que evita vazamentos de leite e irritações, atua de forma discreta no corpo, pois se adapta ao seio, e contribui para o conforto físico e oferece a tranquilidade necessária para lidar com o período de amamentação.

 

O fluxo menstrual também pode mudar durante o processo de amamentação. Na fase pós-parto, as mulheres podem experenciar fluxos intensos de sangue e líquidos, uma vez que o útero aumenta até 10 vezes durante a gravidez em relação ao seu tamanho normal. Para voltar ao seu estado comum, é fundamental que, após a gestação, os resíduos que ficaram nele sejam expelidos. Por isso, nessa fase, as as mães podem contar com o Absorvente Pós-Parto Maternidade, ideal para fluxos intensos de sangue e fluídos, normais após o nascimento do bebê.

 

MITOS E VERDADES

Cólicas – Existe a noção errônea de que mulheres que menstruam não podem segurar bebês porque isso pode causar cólicas na criança. Essa ideia é falsa, cólicas são contrações involuntárias que estão associadas com a imaturidade intestinal do bebês nos primeiros meses de vida.

 

Suplementação – Nenhum alimento é capaz de aumentar a produção de leite. Embora existam alguns medicamentos (chamados de galactogogos) que podem ajudar nesse processo, eles são ineficientes sem estimulação. O importante é que a mãe se mantenha hidratada e calma.

 

Mãe com febre – A mãe em estado febril pode produzir o leite em um tom um pouco amarelado, graças ao colostro, cheio de células de defesa e com alta promoção da imunidade, o que é bom para o bebê. Caso a mulher esteja contaminada com algum vírus respiratório ou gastrointestinal, é necessário lavar as mãos e usar uma máscara no momento da amamentação.

 

Flacidez nos seios – Muitas mulheres acreditam que amamentar demais pode causar a flacidez. O recomendado pela enfermeira é a utilização de roupas íntimas de sustentação, não muito apertadas ou desconfortáveis, para manter o formato natural dos seios, assim como exercícios físicos para o fortalecimento do peitoral.

 

Obesidade do bebê – O leite materno sozinho nunca é responsável por deixar o recém-nascido obeso. Uma vez que a amamentação acontece sob demanda, o bebê pode ganhar o peso que quiser, sem prejuízos à saúde.

 

Mastite – A amamentação ajuda a reduzir a infecção de mastite e não amamentar pode agravar a condição. Nesse caso, é importante consultar um especialista e siga suas recomendações.

 

O manual de amamentação para novas mães da Essity estará disponível para download gratuito no link do site.

 

Sobre a Essity

A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, soluções e serviços são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso propósito é o de quebrar barreiras pelo bem-estar para o benefício dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Nossas vendas são realizadas em aproximadamente 150 países sob as marcas líderes globais TENA e Tork, assim como outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2023, a Essity teve vendas líquidas de aproximadamente 147 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Para mais informações, acesse o site.


 

Publicações relacionadas

Leave a Comment