Catanduva foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo por ampliar o acesso da população a testes rápidos de HIV e Sífilis. O município participou da 9ª Campanha Estadual de Testagem e recebeu da Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças e Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, um certificado de agradecimento e reconhecimento.
No documento, o setor ressalta que a cidade “contribuiu para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS e DST do Estado de São Paulo, realizando ação estratégica para ampliação do diagnóstico precoce das doenças”.
A campanha é uma das principais ações previstas no Plano Estadual de Ampliação do Diagnóstico Precoce do HIV. A meta é reduzir o diagnóstico tardio e aumentar a proporção de pessoas testadas pelo menos uma vez na vida, em 2017.
Fortalecendo ações
Em recente iniciativa para preparar os profissionais que prestam atendimento na área da saúde, a equipe do Programa Municipal DST/Aids promoveu a capacitação de 26 enfermeiros que atuam na rede municipal e nos hospitais da cidade. Os profissionais participaram de aulas práticas e teóricas sobre os testes rápidos.
O objetivo da capacitação é atingir a meta da chamada 90/90/90 até 2020. Conforme o desafio proposto pela Unaids, o programa das Nações Unidas criado para ajudar no combate a Aids, 90% das pessoas saberão que têm o vírus HIV; 90% receberão terapia antiretroviral e 90% das que receberem a terapia terão suspensão viral.
Ao mesmo tempo, o conjunto de ações visa alcançar índice zero de discriminação a pessoas com HIV/Aids.
Foto: Reprodução/Prefeitura
Fonte: Assessoria/Prefeitura