Com personalização do ensino, escolas de SP auxiliamjovens em idade escolar a planejar o futuro

 personalização do ensino tem se mostrado uma tendência mundial, melhorando o engajamento dos alunos e tornando o aprendizado mais eficiente. Ela permite que os alunos explorem suas habilidades, conhecimentos e interesses de maneira mais profunda, escolhendo disciplinas e projetos que se alinhem às suas aspirações profissionais. Essa flexibilidade no currículo é especialmente relevante no momento em que os jovens precisam tomar decisões importantes sobre seu futuro, como a escolha de uma carreira ou o ingresso no ensino superior.

ENTENDA A PERSONALIZAÇÃO
 

A personalização do ensino consiste em adaptar o currículo e as metodologias de aprendizagem às necessidades, interesses e ritmos individuais dos alunos. No contexto do Novo Ensino Médio, isso significa oferecer itinerários formativos que permitam aos estudantes aprofundar conhecimentos em áreas específicas, como ciências humanas, exatas, biológicas ou tecnológicas, de acordo com suas preferências e projetos de vida.
 

Além disso, a personalização pode incluir o uso de plataformas adaptativas, tutoria individualizada, ensino híbrido e avaliações formativas, que ajudam a identificar as dificuldades e potencialidades de cada aluno. Essas práticas não só melhoram o desempenho acadêmico, mas também promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais, como autonomia, responsabilidade e pensamento crítico.

São exemplos de adaptações curriculares:

  1. Itinerários Formativos: oferecem disciplinas optativas que permitem aos alunos aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse, como robótica, empreendedorismo, ciências da saúde ou humanidades;
  2. Projetos interdisciplinares: integram diferentes áreas do conhecimento para resolver problemas reais, estimulando a criatividade e a colaboração;
  3. Preparação para vestibulares e exames internacionais: cursos específicos e simulados ajudam os estudantes a se prepararem para os desafios do ENEM, vestibulares e certificações internacionais;
  4. Programas de mentoria e orientação profissional: acompanhamento individualizado para ajudar os alunos a identificar suas vocações e planejar suas carreiras.

No Brasil, a reforma do Ensino Médio já prevê essa flexibilidade, mas algumas escolas vão além do que é exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo programas avançados e certificados internacionais.
 

INICIATIVAS DE ESCOLAS
 

Com o objetivo de tornar o Ensino Médio mais dinâmico e alinhado às expectativas dos estudantes, escolas bilíngues de São Paulo estão personalizando suas trilhas de aprendizado. Essa adaptação se torna uma estratégia essencial para o sucesso acadêmico e profissional, aumentando o engajamento dos estudantes e os preparando de forma mais eficaz para os desafios do vestibular, do mercado de trabalho e da vida adulta.
 

Escola Bilíngue Aubrick, localizada na região do Campo Belo, na capital paulista, adota uma abordagem interdisciplinar, com projetos que transformam a sala de aula em um espaço de investigação e inovação. Além disso, oferece preparação para exames internacionais, como os IGCSE’s e A Levels, e um programa revisional para vestibulares de universidades como USP, Unicamp, Unesp e outras.
 

“Nosso objetivo é garantir que os alunos tenham oportunidades reais de aprofundar seus interesses e desenvolver habilidades essenciais para a vida, sempre em sintonia com os desafios da sociedade contemporânea”, explica a diretora geral da escola, Fatima Lopes.
 

Já o Brazilian International School – BIS, localizado no Planalto Paulista, também da capital, oferece dupla certificação, permitindo que os alunos concluam o Ensino Médio/High School com diplomas brasileiro e internacional. Com isso, os estudantes podem optar entre universidades no Brasil e no exterior.
 

O colégio também conta com parcerias como a Plataforma SAS Educação, líder em preparação para vestibulares; e o Cognia, organização que credencia instituições de ensino de alto padrão. “A personalização é um diferencial que permite aos alunos explorar diferentes possibilidades e se preparar de maneira mais assertiva para o futuro. Queremos que nossos alunos alcancem seu potencial máximo e impactem o mundo de forma positiva”, destaca a diretora pedagógica e geral, Audrey Taguti.
 

O BIS também oferece certificação internacional, em parceria com a ETS (Educational Testing Service) – o que possibilita o acompanhamento anual da evolução do aprendizado da Língua Inglesa de todos os alunos do Year 3 ao Year 12. A participação em simulados – tais como SAT (espécie de Enem americano), ENEM, FUVEST, UNESP, UNICAMP e FGV; e em variadas olimpíadas de conhecimento, amplia o repertório e favorece o aprendizado e a autonomia acadêmica dos educandos.
 

Na Escola Internacional de Alphaville, localizada em Barueri, o ensino personalizado tem foco no desenvolvimento pessoal e global, e inclui um programa de empreendedorismo e um programa desenvolvimento individual chamado “Projeto Vital”. Neste programa, os alunos compilam todos os seus aprendizados ao longo da sua vida acadêmica relacionados às suas habilidades de vida, competências, inteligências, além das forças que moldam o seu caráter único, relacionando-as com as suas escolhas de vida.
 

Assim, eles elaboram um Plano de Desenvolvimento Individual, um portifólio robusto de suas potencialidades que será um apoio e seu autorretrato para futuros processos seletivos em qualquer universidade ou empresa. Também participam de programas de simulações da ONU e viagens de estudo organizados com essa finalidade.
 

“Nosso compromisso é desenvolver além das habilidades acadêmicas, o autoconhecimento profundo em nossos estudantes, o que os tornam extremamente seguros e confiantes em suas escolhas. A autorrealização é o objetivo final desse programa. Desta forma, se tornam autônomos, contribuintes e prontos para um mundo globalizado, capazes de transformar ideias em ações concretas”, conclui Ana Claudia Favano, gestora da escola.

Publicações relacionadas

Leave a Comment