Devido ao surto de gripe H1N1 registrado em todo o Estado de São Paulo, e que já fez 40 vitimas em Catanduva, a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o 1º Seminário sobre Síndromes Respiratórias Agudas Influenza/Gripe. O seminário será amanhã (07), às 14 horas, no Centro Cultural.
O evento será direcionado para diretores da Rede de Ensino Municipal, estadual e particular, e vai abordar os cuidados necessários, dentro da escola, para evitar a propagação da gripe.
Com abertura realizada pela secretária de saúde de Catanduva, Maria José Martão, a palestra será ministrada pelo médico infectologista Ricardo Santaella Rosa, que vai abordar como tema o Monitoramento, Tratamento e Prevenção das Síndromes Respiratórias Agudas/Influenza e arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.
Além de evidenciar os cuidados e o tratamento da H1N1, o seminário vai apresentar o Panorama da Situação Epidemiológica causada pelo Aedes aegypti e a Influenza em Catanduva, com o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Eder Pedro Artur Bocchini.
Números
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretar07ia de Saúde são 208 notificações de H1N1; destes, são 114 negativos, 68 positivos e 26 aguardam resultados.
São 40 casos positivos em Catanduva e 28 na região: 2 em Catiguá, 2 em Fernando Prestes (1 óbito), 6 em Itajobi, 2 em Palmares Paulista, 5 em Pindorama, 4 em Santa Adélia (1 óbito), 3 em Tabapuã (1 óbito), 1 em Novais, 1 em Ibirá , 1 em Ariranha e 1 em Jales (1 óbito).
A dengue, em Catanduva, não está com números altos: foram registrados até agora 48 casos positivos, sendo 13 casos positivos em janeiro, 26 em fevereiro e 9 em março.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva